Notícias
Home / Mandatos / Vereadora do PT toma posse na Câmara Municipal de São Luís (MA)

Vereadora do PT toma posse na Câmara Municipal de São Luís (MA)

Creuzamar de Pinho se tornou a primeira mulher negra do Partido a ocupar uma cadeira na Casa.

Na manhã da última terça-feira (6),Creuzamar de Pinho tomou posse como vereadora na  Câmara Municipal de São Luís, se tornando, assim, a primeira mulher negra do PT a ocupar aquela Casa. A posse oficial marcou a entrada histórica da representante do PT-MA no cenário político municipal.

Eleita como segunda suplente nas eleições de 2020 em São Luís, Creuza assumiu, substituindo o mandato do “Coletivo Nós”. Sua entrada na Câmara é marcada por um momento histórico, refletindo sua trajetória de luta e compromisso com a comunidade, tornando-se uma voz importante para o município.

Para a vereadora o momento é representado pela palavra gratidão: “Agradeço imensamente, meus companheiros de partido. Levarei para a Câmara as agendas dos movimentos sociais. Sou uma mulher negra e com deficiência. Sou a primeira mulher negra do PT na Câmara Municipal de São Luís. Apesar de o mandato provisório, ele é bastante significativo”, declarou Creuza.

“Não só pra mim, mas pra toda a agenda que a gente carrega e representa, das mulheres dos negros, da moradia, da luta pelo direito à cidade, das crianças e do adolescente. Então esse é momento de muita gratidão para nós que lutamos historicamente, e esse é o momento da gente transformar os nossos sonhos e as nossas pautas e agendas em projetos de lei”, acrescentou.

Segundo a assessoria da nova vereadora, a posse de Creuza é viabilizada pelo fortalecimento interno do Partido em um processo de democratização. “Isso envolve a cessão temporária do mandato do “Coletivo Nós” e o gesto generoso da primeira suplente, Cricielle Muniz do PT, alinhada com o projeto político da sigla para o município. Destaca-se, assim, a importância da união e do trabalho conjunto para uma sociedade mais democrática e justa.”

Creuza contou que o PT de São Luís já havia feito essa experiência de mandatos compartilhados, e a prática evidencia um amadurecimento dos debates e articulações políticas. “A gente já fez essa experiência com outros mandatos também, e chegamos ao final do ano com esse amadurecimento, de que faríamos esse rodízio. E isso fortalece a nossa democracia interna no PT, fortalece o nosso partido e nós estamos também no processo intenso de preparação para as eleições de 2024”, revelou.

O vice-governador, Felipe Camarão (PT-MA), e os diretórios estadual e municipal do partido também desempenharam papel crucial na articulação para a posse de Creuza. Esse apoio evidencia o reconhecimento da sua liderança e potencial, ressaltando a importância da representatividade feminina e negra na política.

Com a posse, a Câmara Municipal recebe uma voz dedicada à defesa dos direitos das minorias e causas sociais. A experiência e compromisso de Creuza serão fundamentais para o desenvolvimento do município e a construção de uma sociedade mais justa.

Trajetória

Nascida em Codó e criada na periferia de São Luís, Creuzamar superou adversidades como mulher negra e se tornou referência em luta social. Militante do PT desde 1990, foi fundamental na criação do Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina e da Cooperativa Habitacional Zumbi dos Palmares, além de fundar a Rede de Mulheres Negras do Maranhão (REMNEGRA).

Mãe de três filhos, participou ativamente na Associação de Apoio a Crianças Cardiopatas. Como assistente social, coordenou projetos e defendeu os direitos das minorias. Seu último desafio antes da posse como vereadora foi liderar a Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e Participação Popular, colocando sua experiência a serviço da população maranhense.

Sua trajetória inspira, evidenciando que a luta por um estado mais justo e igualitário é uma pauta necessária e urgente para superar obstáculos que há séculos afetam nosso povo, especialmente o povo preto.

Da Redação do Elas por Elas, com informações da assessoria da vereadora

Veja também

Com Lula, pobreza e extrema pobreza recuam em 25 estados e no DF

Estudo do Instituto Jones dos Santos Neves revela que 8,6 milhões de brasileiros deixaram linha …

Comente com o Facebook