Home / Conteúdos / Artigos / Começa o Fórum Social Temático da Bahia

Começa o Fórum Social Temático da Bahia

A partir desta sexta-feira, 29, até 31 de janeiro, Salvador sedia o Fórum Social Mundial Temático da Bahia (FSMT-BA). O evento é parte da série de fóruns que serão realizados ao longo do ano para preparar as discussões do Fórum Social Mundial 2011, em Dacar (Senegal). O Fórum Social Mundial 10 anos Grande Porto Alegre terminou hoje e contou com a participação de mais de 30 mil pessoas.

O FSMT-BA fará uma ponte entre a Bahia e Dacar, construindo agendas políticas de respostas à crise em seus diferentes aspectos.

O presidente Lula, que esta semana esteve no Fórum Social Mundial 10 anos Grande Porto Alegre, havia confirmado presença no 30, mas teve que suspender a sua participação por conta de problemas de saúde.

Soluções e propostas para crise serão debatidas em seminário

Entre as principais atividades do Fórum Social Mundial Temático da Bahia (FSMT-BA) está o seminário “Crise e Oportunidade”. O evento reunirá intelectuais e representantes dos movimentos sociais para discutir caminhos para chegarmos a soluções como o equilíbrio ambiental, a redução da desigualdade, a inclusão produtiva e a mudança do perfil dos processos produtivos.

No primeiro dia do evento, as discussões da manhã serão concentradas no tema  “Sul como alternativa”. Na parte da tarde, uma mesa redonda vai reunir quase trinta pessoas num grande debate sobre as diferentes faces da crise. À noite, Susan George, intelectual reconhecida internacionalmente por suas críticas à globalização corporativa e por seus livros sobre a fome, o desenvolvimento e a dívida dos países ricos, fará a abertura oficial do Fórum.

A convergência das crises e o processo de desenvolvimento são os temas das mesas do dia 30. O encerramento (dia 31) será com o painel Estratégias de governaça. Confira a programação completa com endereço e horário das atividades no http://criseoportunidade.wordpress.com/.

Crise civilizatória pautará todas discussões, apesar da diversidade de temas

No primeiro dia, os debates do FSMT-BA serão conduzidos pelos seguintes eixos temáticos:

– Mulher: Crise econômica e emancipação;
– Reforma Agrária, Agricultura familiar e Racismo e institucionalidade;
– Sul como alternativa; Mídia e Democracia;
– Direitos Humanos no século XXI e as questões dos desaparecidos políticos;
– Mudanças Climáticas pós-Copenhagen; e Soberania Energética.

Os temas do dia 30 serão:

– Convergência das crises;
– Descolonização do pensamento na América Latina e África;
– Crise, Trabalho e Governança;
– e Paz Mundial.

No mesmo dia, o Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participará de um debate sobre desenvolvimento econômico, com o presidente da CUT, Artur Henrique da Silva Santos e os professores Tânia Bacelar e Ladislau Dowbor.

No último dia do evento (31/1), as discussões serão sobre:

– Estratégia de Governança;
– A esquerda hoje e as contribuições dos pensadores da América Latina e África;
– Violência nas periferias urbanas e ameaça à democracia;
– Fobias, intolerância e lógica igualitária.

Confira a programação completa em http://www.fsmtbahia.com.br/novo/lista.php?QID=5

O credenciamento da imprensa pode ser feito pelo e-mail credimprensafsmtba@gmail.com.

 

Veja também

Carlos Árabe convoca para ato dia 20 em defesa do Lula

Secretário de Comunicação do PT chama militância para o Dia de Mobilização em Defesa da Democracia, do Lula, por Fora Temer e pelas Diretas Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook