Na quarta, 07, meio-dia, o auditório da Sede Estadual do PT/RS, em Porto Alegre, ficou pequeno para receber a militância que acompanhou a deputada estadual Sofia Cavedon, na inscrição da sua candidatura à presidência estadual do Partido. Participaram do ato, o ex-presidente nacional do PT, José Genoíno, o ex-prefeito de Porto Alegre, Raul Pont, e os deputados estaduais Pepe Vargas, Miguel Rossetto e Jeferson Fernandes.Vereadores e vereadoras, coordenadores e coordenadoras de regionais e setoriais do PT também marcaram presença, ao lado de lideranças sindicais e dos movimentos sociais. Em Brasília para compromissos da Câmara Federal, o deputado federal Elvino Bohn Gass enviou uma mensagem em vídeo de apoio à Sofia. A presidenta do PT/RS, Juçara Dutra, e o secretário de Organização, Nasson Santana, receberam a inscrição de Sofia em nome da Executiva Estadual.

A secretária das Coordenações Regionais do PT/RS, Íris Carvalho, coordenou o ato. Em nome da bancada da DS na ALRS, o deputado Pepe Vargas, que hoje preside o Legislativo gaúcho, destacou que para reeleger Lula é necessário irmos além do que estamos fazendo. “Esse sujeito de transformação social organizado, que é o PT, precisa estar enraizado junto ao povo brasileiro e às lutas sociais para garantir uma nova correlação de forças que permita ao governo Lula avançar”, defendeu. “Não vamos derrotar a extrema direita se baixarmos a guarda das nossas bandeiras históricas, se tivermos vergonha de dizer que somos socialistas. Tenho certeza que a companheira Sofia, por sua história, sua coragem e sua capacidade de luta é o melhor nome para liderar o PT nesse processo”, finalizou Pepe.
Ex-presidente nacional do PT, José Genoíno representou a coordenação da campanha do deputado Rui Falcão, que concorre à presidência nacional do PT, no ato. “Este é um momento importante de disputa dos rumos nacionais do PT. É o momento de lembrar que a nossa estrela, a nossa história, amedronta as classes dominantes. É hora de reafirmar que somos contra a ordem, anticapitalistas e somos um partido socialista”, afirmou Genoíno. Para ele, as classes dominantes querem domesticar e moderar o PT. “Por isso a disputa de rumos é estratégica. Não podemos nos limitar a curar as feridas do sistema capitalista que sangra todos os dias”, defendeu Genoíno.
Deputada estadual e professora, Sofia Cavedon destacou que o PT não pode renunciar à formação permanente de militantes. “Não é aceitável que o PT Nacional tenha aberto mão de disputar a implantação do Orçamento Participativo Nacional!, apontou. Sofia Cavedon disse que o Partido no RS tem a grande tarefa de derrotar a direita do Estado Mínimo do Eduardo Leite e do seu vice Gabriel. “Vamos fortalecer o PT para reeleger Lula e derrotar a direita que quer se colocar como alternativa ao Brasil da Esperança”, convocou Sofia Cavedon.

“Mudar o PT é organizar o partido para enfrentar a extrema direita, defender a democracia, ser capaz de colocar a nossa militância nas ruas para dizer não à anistia dos golpistas. Mudar o PT é construir um programa que esteja em conexão com as direções municipais e as coordenações regionais; em sintonia com as setoriais e movimentos sociais e populares; comprometido com as lutas da classe trabalhadora; em diálogo permanente com o campo democrático e popular; conectado com as realizações do governo Lula e com a oposição ao governo de Eduardo Leite. Mudar o PT é estar mais presente na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo e da cidade; é caminhar com as mulheres, os negros e negras, os e as LGBTQIA+s, com a juventude, com as pessoas com deficiência, com a população idosa, em suas lutas pela educação, a saúde, a cultura, meio ambiente, pelo direito à cidade, moradia e transporte”, defende Sofia.
Durante o ato foi distribuído o manifesto de apresentação da candidatura de Sofia Cavedon. Leia o texto AQUI.