Única mulher na Câmara Municipal de Cariacica, vereadora foi vítima de violência política de gênero; Sérgio Camilo (União Brasil-ES) segue ameaçando a atuação da parlamentar no município

Novamente uma companheira do PT foi atacada por um parlamentar da direita. Desta vez, a vereadora Açucena (PT-ES), única mulher na Câmara Municipal de Cariacica, foi vítima de agressões verbais e intimidações por parte do vereador Sérgio Camilo (União Brasil-ES).
Em tom exaltado, o representante da União Brasil ofende, tenta deslegitimar e manda um representante do povo calar a boca repetidamente para representar a única voz de oposição na Câmara. O que aconteceu em Cariacica (ES) é mais um exemplo de como a violência política de gênero é naturalizada e age para afastar as mulheres dos espaços de poder e decisão. Lembramos aos defensores da violência contra as mulheres, que os direitos de participação política da mulher são garantidos pela Constituição Federal.
Esse vereador é o mesmo que protocolou um processo disciplinar para cassação do mandato da vereadora Açucena, e segue ameaçando a sua atuação parlamentar no município.
Até quando esses homens seguem impunes para desrespeitar outros pares somente pela condição de gênero? Caso o agressor não saiba, a violência política de gênero é crime no Brasil, de acordo com a lei 14.192/21. Em seu artigo 3º, a diz legislação: “considera-se violência política contra a mulher toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos da mulher.”
É inadmissível que as nossas representações nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais, democraticamente eleitas, não sejam respeitadas por alguns parlamentares. As mulheres do PT não se intimidam com gritos. Atuamos respaldadas pela lei e pelo apoio popular. Açucena, além de eleito por Cariacica para defender os interesses da população, é também presidente da Comissão de Mulheres na Casa.
Conte com o apoio das mulheres petistas, companheira. Estamos ao seu lado.
Secretaria Nacional de Mulheres