A Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul manifesta sua profunda discordância em relação aos 12 votos de parlamentares petistas favoráveis à chamada “PEC da Blindagem”, aprovada recentemente na Câmara dos Deputados. Trata-se de uma medida que, na prática, restringe mecanismos de investigação e fiscalização, representando um grave retrocesso no combate à corrupção e na transparência das instituições públicas.
O PT tem em sua trajetória a defesa intransigente da democracia, do Estado de Direito e do fortalecimento das instituições de controle. Por isso, consideramos um equívoco político e estratégico que integrantes da nossa bancada tenham se alinhado a uma proposta que enfraquece esses princípios e que se distancia da posição histórica do partido diante de projetos que beneficiam setores privilegiados em detrimento da sociedade.
Destacamos, por outro lado, que toda a bancada do PT do Rio Grande do Sul na Câmara dos Deputados manteve firmeza e unidade na defesa da democracia e da transparência, votando integralmente contra a PEC da Blindagem. É importante ressaltar a coerência de nossos parlamentares gaúchos, que reafirmaram o compromisso histórico do PT do RS com a ética na política e o interesse público.
Porém, somos um Partido Nacional. Por isso, reafirmamos que o compromisso do PT é com a democracia, a ética na política e a defesa dos interesses do povo brasileiro. Seguiremos dialogando internamente para que posições como esta não se repitam e solicitamos ao Diretório Nacional que sejam tomadas as devidas providências partidárias, no espírito de fortalecer a unidade em torno dos valores que nos identificam e nos diferenciam na luta pela transformação social e pela radicalização da democracia.
Direção Executiva Estadual do PT/RS