O ex-deputado Raul Pont teve sua indicação para receber o título de deputado emérito aprovada por unanimidade pelo Legislativo Gaúcho. O requerimento apresentado pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, em nome da bancada do PT/RS, foi votado na sessão plenária desta terça, 23. Coube ao deputado estadual Pepe Vargas, encaminhar o requerimento em plenário.
[vc_column][vc_video link=”https://youtu.be/_UsMUs9QKAU?t=5280″][/vc_column][vc_column][ultimate_video_banner][/vc_column]
Em seu pronunciamento, Pepe Vargas ressaltou a trajetória de Raul Pont na defesa da democracia, desde a sua juventude, como militante do movimento estudantil. “Raul foi presidente do DCE da UFRGS, foi perseguido pela ditadura militar, mas nunca deixou de lutar pela democracia”, lembrou. Pepe destacou a atuação de Raul Pont como deputado estadual por três mandatos na ALRS, onde participou da Constituinte em 1989, como deputado federal, vice-prefeito e prefeito de Porto Alegre e, também, sua grande contribuição ao debate partidário como um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.
Trajetória em defesa da democracia
Anos 60 – Militante do movimento estudantil
1968 – Eleito Presidente do DCE da UFRGS
1971 – Foi preso e torturado pela ditadura militar
1973 – Participou do Instituto de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais (Iepes)
1977 – Participou da fundação do Jornal Em Tempo
1980 – Participou da Fundação do PT
1986 – Eleito deputado estadual pelo PT
1990 – Eleito deputado federal pelo PT
1992 – Eleito vice-prefeito de Porto Alegre
1996 – Eleito prefeito de Porto Alegre no 1º turno
2002 – Eleito deputado estadual pelo PT
2006 – Reeleito deputado estadual pelo PT
2010 – Reeleito deputado estadual pelo PT