Durante quatro dias (de 16 a 19 de março), a juventude da Democracia Socialista do estado do Ceará esteve reunida no Clube da Cofeco, em Fortaleza, para realizar seu Ativo de Juventude. Quarenta jovens participaram desse processo de formação política e organização interna da corrente, que contou com a presença de Joanna Paroli, secretária-adjunta da JPT nacional.
Para João Gabriel Silva, membro da Direção Estadual da DS do Ceará, no último período, a juventude colocou a formação política como prioridade para o crescimento:
“Isso tem sido feito através de um processo de aproximação de alguns movimentos em que temos maior atuação nesses últimos anos, como o movimento de mulheres, negros e negras e o movimento estudantil”, afirmou.
Durante o evento os/as jovens conheceram o programa inicial da DS e participaram de debates sobre a revolução democrática, feminismo, luta antirraciasta e sobre questões ligadas ao campo de atuação do PT:
“Nós conseguimos nivelar aqueles que estão entrando e qualificar o debate da militância nos fóruns de participação. Estamos encerrando um ciclo de crescimento dentro do binômio teoria e prática”, avaliou João Gabriel.
Já Ronny Câmara, coordenador geral do Conselho Municipal de Juventude de Fortaleza e membro da Coordenação Estadual da JDS, considera que a formação possibilitou reafirmar a consolidação de uma Juventude Petista focada nos valores socialistas:
“Temos agora o grande desafio de buscar dialogar com as juventudes onde não temos muito acúmulo”, pontuou.
O ativo marcou ainda o ingresso de novos companheiros e companheiras à corrente e a renovação da Coordenação Estadual da Juventude da DS, que é composta por dez pessoas e foi escolhida respeitando o princípio da paridade de gênero.
Segundo Geyse Lima, do Coletivo Enegrecer e integrante da nova Coordenação Estadual da JDS, a nova direção contempla a atuação dos diversos movimentos em que a Juventude da DS atua:
“Conseguimos manter ainda mais a unidade do coletivo para o próximo semestre, onde a juventude terá um papel importante no período de eleições”, completou.
* Isabelle Azevedo é Jornalista e integrante do Coletivo de Comunicação da DS no Ceará.