Home / Conteúdos / Notícias / Ativo da JDS-CE é marcado por processo de formação política

Ativo da JDS-CE é marcado por processo de formação política

196297Por Isabelle Azevedo *

Durante quatro dias (de 16 a 19 de março), a juventude da Democracia Socialista do estado do Ceará esteve reunida no Clube da Cofeco, em Fortaleza, para realizar seu Ativo de Juventude. Quarenta jovens participaram desse processo de formação política e organização interna da corrente, que contou com a presença de Joanna Paroli, secretária-adjunta da JPT nacional.

Para João Gabriel Silva, membro da Direção Estadual da DS do Ceará, no último período, a juventude colocou a formação política como prioridade para o crescimento:

“Isso tem sido feito através de um processo de aproximação de alguns movimentos em que temos maior atuação nesses últimos anos, como o movimento de mulheres, negros e negras e o movimento estudantil”, afirmou.

Durante o evento os/as jovens conheceram o programa inicial da DS e participaram de debates sobre a revolução democrática, feminismo, luta antirraciasta e sobre questões ligadas ao campo de atuação do PT:

“Nós conseguimos nivelar aqueles que estão entrando e qualificar o debate da militância nos fóruns de participação. Estamos encerrando um ciclo de crescimento dentro do binômio teoria e prática”, avaliou João Gabriel.

Já Ronny Câmara, coordenador geral do Conselho Municipal de Juventude de Fortaleza e membro da Coordenação Estadual da JDS, considera que a formação possibilitou reafirmar a consolidação de uma Juventude Petista focada nos valores socialistas:

“Temos agora o grande desafio de buscar dialogar com as juventudes onde não temos muito acúmulo”, pontuou.

O ativo marcou ainda o ingresso de novos companheiros e companheiras à corrente e a renovação da Coordenação Estadual da Juventude da DS, que é composta por dez pessoas e foi escolhida respeitando o princípio da paridade de gênero.

Segundo Geyse Lima, do Coletivo Enegrecer e integrante da nova Coordenação Estadual da JDS, a nova direção contempla a atuação dos diversos movimentos em que a Juventude da DS atua:

“Conseguimos manter ainda mais a unidade do coletivo para o próximo semestre, onde a juventude terá um papel importante no período de eleições”, completou.

* Isabelle Azevedo é Jornalista e integrante do Coletivo de Comunicação da DS no Ceará.

Veja também

Jornal Em Tempo digitalizado está disponível na base de dados do CSBH

Periódico, que circulou de forma impressa de 1977 até 2004, é uma preciosa ferramenta para quem quer conhecer a história da esquerda brasileira nas últimas quatro décadas. Projeto inovador e democrático, o jornal Em Tempo participou da formação de toda uma geração de combatentes socialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook