Notícias
Home / Temas / Antirracismo / Carol Dartora denuncia ameaças racistas e misóginas recebidas por e-mail institucional

Carol Dartora denuncia ameaças racistas e misóginas recebidas por e-mail institucional

Mensagens, que incluem ameaças de violência e incitação ao suicídio e à morte de mulheres negras, configuram ataques diretos à integridade física e moral da parlamentar. Confira nota da deputada

Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

A deputada Carol Dartora (PT-PR) denunciou, em comunicado à imprensa, o recebimento de mensagens racistas e misóginas em seu e-mail institucional. As mensagens, que incluem ameaças de violência e incitação ao suicídio e à morte de mulheres negras, configuram ataques diretos à integridade física e moral da parlamentar. A deputada já tomou as providências legais cabíveis e protocolará um pedido formal de investigação criminal, solicitando que os responsáveis sejam punidos de acordo com a lei.

Leia a íntegra do comunicado:

Comunicado à imprensa 

A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) vem a público expressar seu mais profundo repúdio às mensagens racistas e misóginas que recebeu recentemente em seu e-mail institucional. As mensagens contêm ameaças de violência, incitação ao suicídio e à morte de mulheres negras, em um claro ataque à sua integridade física, moral e ao exercício de seu mandato como parlamentar.

Esses ataques não são apenas uma agressão pessoal, mas refletem uma realidade triste e persistente de práticas de ódio em nossa sociedade. Carol reafirma seu compromisso inabalável na luta contra o racismo e a violência política de gênero, ressaltando que tais crimes afetam não só a ela, mas também os princípios democráticos e o pluralismo político que a Constituição Federal de 1988 garante a todos.

Todo o conteúdo das mensagens foi anexado a um pedido formal de investigação criminal, que já foi protocolado no Ministério Público Federal, no Departamento de Polícia Legislativa e na Polícia Federal , para que as autoridades competentes tomem as devidas providências e punam os autores por esses atos criminosos. Os crimes estão previstos em leis que tipificam racismo, violência política de gênero, instigação ao suicídio, cyberbullying , ameaça, perseguição e violência política contra a mulher.

Este episódio lamentável destaca a urgência de medidas mais fortes e eficazes para combater o racismo, a misoginia e a violência política no Brasil, assegurando que mulheres negras e representantes eleitas possam exercer seus mandatos com segurança e dignidade.

A deputada Carol Dartora já está tomando todas as medidas jurídicas cabíveis e reafirma seu compromisso em continuar lutando por uma sociedade mais justa, livre de discriminação e desigualdades.

Assessoria de comunicação
Deputada federal Carol Dartora (PT-PR)

Via pt.org.br com infos de PT na Câmara.

Veja também

Morre Marco Weissheimer, jornalista e sócio do Sul21

Pioneiro do jornalismo independente no RS e atuante na criação do Sul21, Marco enfrentava um …

Comente com o Facebook