Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / CINCO METAS PARA MUDAR O PT – por Pepe Vargas

CINCO METAS PARA MUDAR O PT – por Pepe Vargas

2738168Estas metas não desconhecem que o PT é atacado pela classe dominante menos pelos seus erros do que por seus acertos no governo, ao promover a inclusão social e o desenvolvimento soberano do país. Elas buscam corrigir problemas, que corroem a imagem do partido, dificultam a resistência ao golpe, ao desmonte do estado e das políticas públicas e a defesa do seu legado histórico. Problemas que impedirão o PT cumprir o papel de instrumento de emancipação da classe trabalhadora brasileira e de esperança para as novas gerações que lutam por democracia e direitos de cidadania.

1 – Um novo pacto programático, socialista e radicalmente democrático. O partido foi rebaixando progressivamente seu programa no apoio ao programa do governo de coalizão, limitado pela objetividade da relação de forças dentro de outros poderes.

2 – Uma nova política de alianças, em consonância com o novo pacto programático, que seja observada em todos os níveis da federação.

3 – Um novo método para a escolha das direções. O PED tinha o saudável desejo de envolver o mais amplamente possível a base na escolha das direções, mas trouxe para dentro do partido os piores métodos das eleições tradicionais, como o transporte de eleitores, os currais eleitorais e o financiamento empresarial.

4 – Uma narrativa sobre a ética partidária, que diferencie os casos em que há clara perseguição e ofensa ao devido processo legal, dos casos em que houve cometimento de crime ou de lobby travestido de consultorias milionárias. Esta narrativa significa um reconhecimento público de que houve maus feitos praticados por filiados, que permitiram a ofensiva da direita contra o PT.

5 – Instituir mecanismos de controle social interno sobre as finanças do partido em todos os níveis de direção, que dê transparência e democratize decisões sobre a aplicação dos recursos arrecadados. O partido deve reafirmar sua posição contra o financiamento empresarial aos partidos e campanhas eleitorais.

publicado em: http://www.mensagemaopartido.com.br/cinco-metas-para-mudar…/

Veja também

Labirinto da extrema direita | Luiz Marques

A classe e a ideologia racista não são as únicas categorias da consciência. A “liberdade de expressão” é o ardil utilizado para propagar o terraplanismo impunemente.

Comente com o Facebook