DS Tocantins realiza sua primeira conferência
No último dia 16, na Câmara de Vereadores de Palmas, foi realizada, pela primeira vez, uma conferência estadual da Democracia Socialista no Tocantins. A conferência marcou um novo momento, de maior organização e boas perspectivas de crescimento da tendência no estado.
Participaram cerca de 50 militantes de diversas cidades. São militantes inseridos em movimentos do campo, de moradia, estudantil e de mulheres. Também contamos com o vereador Bismarque, em Palmas, e temos presença da Secretaria de Desenvolvimento Urbano deste mesmo município, que é, atualmente, governado pelo PT.
A Conferência contou com uma mesa de apresentação da corrente, de conjuntura nacional e local, e também discutiu ponto a ponto o anteprojeto de resolução nacional. Após eleger uma coordenação estadual e definir a delegação tocantinense à conferência nacional, os debates se encerraram em clima de confraternização.
Paraná: um novo momento para a DS
A Conferência da DS no Paraná foi aberta no dia 22, na sede do Diretório Estadual do PT, com um debate que contou com a participação da companheira Gleisi Hoffmann, presidenta estadual do partido, e com a presença de diversos convidados e convidadas de movimentos sociais. A sessão de abertura foi dedicada aos 30 anos da DS e contou com a exposição do companheiro Carlos Henrique Árabe. Os companheiros Lemos (sobre conjuntura estadual) e Dr. Rosinha (sobre conjuntura internacional e nacional) apresentaram contribuições importantes para o debate.
Nos dois dias seguintes, o tempo foi dedicado à discussão do anteprojeto nacional, com plenárias e discussões em grupo. Um fato marcante foi a integração de um conjunto de companheiras e companheiros à tendência, com destacada presença de jovens, mas também de militantes experientes de diversas regiões do estado. Esse fato reforçou a necessidade da formação permanente e a retomada do nosso jornal.
A conferência da DS Paraná abre um novo período na construção da tendência no estado, com mais contribuições ao PT. A participação no PED foi destacada como momento privilegiado para a retomada do movimento Mensagem ao Partido e para a construção simultânea de uma nova direção partidária e de um projeto do PT para o estado.
Conferência marca consolidação da DS em Minas
A conferência estadual da DS de Minas Gerais ocorreu entre os dias 22 a 24 de maio, e marcou a reorganização da tendência no estado após a integração de diversos agrupamentos. Estiveram presentes mais de 100 pessoas de quase todas as regiões do estado.
A abertura da conferência ocorreu na noite do dia 22, com um ato de apoio à candidatura do ministro Patrus Ananias ao governo de Minas. Além do ministro, compuseram a mesa de abertura o deputado federal Gilmar Machado, a candidata do PT à prefeitura de Juiz de Fora, professora Margarida Salomão, e o professor da UFMG e membro da direção nacional da DS Juarez Guimarães.
Os debates se concentraram no anteprojeto de resolução nacional, nos 30 anos da DS (com uma emocionante explanação do companheiro Juarez) e na construção da tendência no estadoAo final dos trabalhos, o sentimento era de que a DS sai de sua conferência estadual com muita unidade e com mais força para enfrentar os desafios que estão colocados para o próximo período.
DS do Ceará realiza IX Conferência Estadual
A IX Conferência Estadual da Democracia Socialista do Ceará aconteceu entre os dias 29 e 31 de maio, em Fortaleza.
A solenidade de abertura contou com a participação de diversos militantes da corrente na capital e no interior do Estado, além dos presidentes estadual e municipal do Partido dos Trabalhadores, do companheiro Carlos Henrique Árabe (direção nacional da DS), além de vereadores, representantes da CUT-CE e demais apoiadores.
Nos dois dias seguintes, cerca de 120 militantes participaram dos debates acerca dos anteprojetos nacional e estadual e aprofundaram o debate sobre o papel decisivo da DS na reafirmação de uma cultura socialista democrática no PT. A Conferência também foi marcada pela integração de novos companheiros e companheiras ao grupo, entre jovens e militantes de movimentos sociais e populares.
A prefeita Luizianne Lins também participou da Conferência. Ela apresentou um balanço das ações positivas do nosso projeto político em curso na cidade e ressaltou a necessidade de avançarmos no enfrentamento às forças neoliberais que ainda persistem em nosso estado.
SP já tem nova conferência agendada
Em São Paulo, a conferência estadual foi integralmente dedicada às discussões nacionais, com eixo no anteprojeto de resolução da IX Conferência. A mesa de abertura foi composta pela companheira Nalu Faria, coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres, e pelo companheiro Eduardo Tadeu Pereira, prefeito de Várzea Paulista. Ambos integram a coordenação nacional da DS. O tema do debate era “A crise internacional e a luta pela superação do neoliberalismo”.
Novos companheiros e companheiras formalizaram sua integração à DS nessa conferência. São militantes de diversas regiões do estado e de diferentes frentes de atuação.
Subsidiados por uma discussão rica, os presentes à conferência debateram o anteprojeto e organizaram propostas de emendas. Além dos encaminhamentos habituais, de eleição de delegação à Conferência Nacional, por exemplo, a Conferência Estadual da DS SP decidiu por convocar uma conerência extraordinária, com a tarefa de aprofundar as elaborações da tendência sobre a disputa política no estado, o papelo do PT e a organização da DS. Essa conferência se realizará dia 26 de julho, quando também se renovará a coordenação estadual da tendência.
Distrito Federal realiza sua conferência
A Conferência do Distrito Federal foi realizada no sábado, dia 30. O evento contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, na sua abertura. Em seguida, o texto-base foi apresentado pela companheira Arlete Sampaio, Secretária-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e membro do Diretório Nacional do PT. Após um proveitoso debate, foram aprovadas algumas sugestões de emendas.
Também foi feito um debate sobre o texto-base e a conjuntura locais. Para isso, além de Arlete Sampaio, contribuiu o companheiro Paulo Tadeu, Deputado Distrital, e atualmente em processo de debate e aproximação com a corrente. A discussão frisou a importância do fortalecimento do PT no Distrito Federal, com candidatura própria para o governo, e combate aos projetos de direita representados tanto pelo neoliberal Arruda (DEM), quanto pelo coronelismo de Roriz (PMDB). Foram apontadas as tarefas para próximo período: fortalecer a Mensagem ao Partido no DF e organizar nossas candidaturas proporcionais e majoritárias.