O presente artigo busca oferecer um panorama da situação e tendências da conjuntura internacional e, desta forma auxiliar os debates e reflexões que ora realizamos. Boa leitura.

O CENÁRIO INTERNACIONAL EM COMEÇOS DA DÉCADA DE VINTE DO SÉCULO XXI
Ao principiar os anos vinte do século XXI o cenário internacional era desenhado pelas forças democrático-populares em largos traços, nos seguintes termos:
- Desde os anos 80, o neoliberalismo é o programa das classes dominantes no mundo;
- O neoliberalismo é expressão da vitória do capital financeiro e sua globalização;
- A crise internacional do neoliberalismo eclode de forma profunda nos anos 2008 com a quebra de grandes bancos dos EUA e na sequência de crises periféricas importantes;
- A globalização neoliberal perdeu seu dinamismo e a não superação da crise marca o período atual;
- Mesmo durante a crise, no entanto, a força dominante do capital financeiro e a espiral de acumulação de riqueza financeira continuaram. E é exatamente esse peso do rentismo que restringe a hipótese de retomada sustentável de investimentos em um novo ciclo longo;
- A contraface política do capitalismo neoliberal é agudizar a crise da democracia e abrir espaço para ascensão da extrema-direita.
Leia o artigo completo clicando AQUI.
Lúcio Costa é Advogado, Assessor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e do Sindicato dos Petroleiros do RGS.