Do site Opera Mundi
O novo mandato de cinco anos do atual presidente de Cuba, Raúl Castro, confirmado neste domingo (24) pela Assembleia Nacional do país, deverá ser dedicado à execução de reformas, inclusive com mudanças no comando político cubano, segundo indicações do jornal oficial Granma. Em reportagem, publicada nesta segunda-feira (25), o jornal informa que a iniciativa conta com o apoio do Comitê Central do Partido Comunista Cubano (PCC).
Raúl Castro, de 81 anos, acumula a Presidência da República e a primeira-secretaria do partido, em substituição ao irmão Fidel Castro, que renunciou ao cargo em decorrência de problemas de saúde, em 2008. Ontem, Fidel, que é deputado federal, participou da sessão na qual o irmão foi confirmado para mais um mandato presidencial.
O Conselho de Estado reelegeu Raúl Castro como presidente e designou Miguel Díaz-Canel, de 52 anos, como primeiro vice-presidente, no lugar de José Ramón Machado, de 82 anos. Para alguns analistas políticos, a nomeação de Díaz-Canel é uma sinalização do início das mudanças políticas em Cuba.
O novo presidente da Assembleia Nacional é Esteban Lazo Hernández, de 68 anos, que tem como vice-presidenta Ana María Mari Machado.
“É uma decisão de importância histórica especial [o conjunto de nomeações divulgado ontem] porque representa um passo decisivo na formação da futura direção do país por meio da transferência gradual e ordenada para a nova geração”, diz o texto do jornal Granma, informando estar reproduzindo o pensamento de Raúl Castro.
A reportagem completa do jornal oficial de Cuba pode ser lida aqui.