Entre os dias 15, 16 e 17 de junho, a Democracia Socialista realiza, em São Paulo, o ativo da juventude. Abaixo disponibilizamos para download o caderno de textos. O documento consiste numa coletânea de textos reunidos para a formação e discussão da Juventude da Democracia Socialista. Além do texto-base do Ativo, primeiro texto na sequência e sujeito a emendas e alterações pela militância durante o curso da instância, apresentam-se leituras fundamentais que resgatam a tradição teórica da nossa corrente.
CONVOCATÓRIA DO ATIVO DA JUVENTUDE DA DS
O Ativo é o maior espaço de reflexão e deliberação da Juventude da DS. É nele que se elege a nova Coordenação de Juventude e se elabora as diretrizes da atuação da nossa corrente nos próximos anos.
O último Ativo da juventude da DS, ocorrido em 2015, se situava em contexto bem distinto do atual. Vivíamos o início do fortalecimento do golpismo, que se alimentava de decisões do nosso próprio governo. Este, por sua vez, tinha o Ministério da Fazenda comandado por Joaquim Levy e colocava em marcha a tentativa de implementação de um ajuste incompatível com o programa eleito em 2014. O Ativo se esforçou para orientar-nos, em especial, na luta pela retomada de um programa de conquista de direitos e pela implementação de políticas públicas de juventude democratizantes.
De lá pra cá, efetivou-se o golpe e instalou-se a barbárie neoliberal no país. Hoje, o avanço da contrarrevolução neoliberal concede cada vez mais caráter autoritário e violento não só contra os direitos, mas contra os corpos resistentes ao seu programa antidemocrático. A intervenção militar no Rio de Janeiro e a execução da vereadora Marielle Franco, os ataques fascistas à caravana do ex-presidente Lula e a articulação midiática para encarcera-lo são alguns dos elementos que compõem esse novo caráter do golpe, que expressa cada vez mais o seu rompimento integral com o Estado Democrático de Direito.
Nesse período, a juventude da DS protagonizou a resistência nos mais diversos movimentos que constrói, à exemplo da Kizomba, do Enegrecer e da Marcha Mundial de Mulheres. Além disso, tem imprimido esforços na rearticulação da Juventude do PT depois do processo de esfacelamento materializado no 3º Congresso da JPT.
Agora, é necessário um espaço interno que nos organize para a disputa desse novo período de luta social no Brasil, de radical enfrentamento ao neoliberalismo e de luta pela retomada da democracia. A construção de uma organização de juventude que protagonize a resistência e a luta socialista é o desafio imposto e que nos exigirá grandes esforços para a composição de nossa nova direção e a elaboração de um programa à altura da juventude brasileira.
Para tanto, a Comissão Organizadora, eleita na Plenária de Juventude realizada durante a XII Conferência da DS, convoca o Ativo de Juventude da Democracia Socialista para os dias 15, 16 e 15 de Junho, em São Paulo. A divulgação do Caderno de Textos e orientações para a inscrição das delegações serão realizadas até o prazo de 22 de abril, data-início para a realização dos ativos estaduais.
Comissão Organizadora do Ativo da JDS
Comente com o Facebook