Natural de Porto Nacional/TO, Eutália é assistente social e já atuou em todas as esferas do Poder Executivo

A assistente social tocantinense Eutália Barbosa Rodrigues Neves foi nomeada para o cargo de secretária-executiva do Ministério das Mulheres. Natural de Porto Nacional/TO, ela é servidora pública concursada da Prefeitura de Palmas/TO e tem longo histórico de atuação na defesa dos direitos das mulheres, no combate ao racismo e à LGBTfobia e na luta por políticas sociais, moradia, reforma agrária e educação pública e de qualidade. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (02/07).
Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Eutália Barbosa assumiu em 2005 o cargo de secretária municipal de Assistência Social de Palmas. No mesmo período, integrou a gestão “Defendendo Direitos, Radicalizando a Democracia” no Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), que teve duração até 2008.
Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) em dois mandatos – 2006 a 2007 e 2010 a 2012 -, também integrou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), de 2011 a 2012. Em 2008, foi nomeada secretária estadual de Assistência Social do Pará, função que exerceu até 2010. Em 2011, assumiu a diretoria nacional de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Entre 2014 e 2016, atuou como preceptora na Residência em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas. É especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS) e concluiu o mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) enquanto exercia a função de assistente social no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas. Nessa função, foi também preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde.
Em 2023, Eutalia Barbosa retornou ao governo federal como diretora do Departamento de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) do MDS, cargo que ocupou antes de ingressar no Ministério das Mulheres.
Atualmente, também integra o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), contribuindo para a formulação e a defesa de políticas públicas de proteção social.
Secretaria Executiva
A Secretaria Executiva (SE) tem como atribuição apoiar o Gabinete da Ministra na definição de diretrizes, no planejamento estratégico e na coordenação e na supervisão das atividades do Ministério das Mulheres. Também é responsável pela formulação, articulação e implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e tem a incumbência de coordenar o acompanhamento e a avaliação da implementação do instrumento.
O órgão desenvolve as atividades relacionadas a sistemas de informação e de gestão do governo federal, como os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal (Siafi), de Gestão de Documentos e Arquivos (Siga) e de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), entre outros.
Fica, ainda, à frente da organização e da manutenção do acervo bibliográfico sobre políticas para mulheres e igualdade de gênero do ministério e coordena as atividades relacionadas ao Observatório Brasil da Igualdade de Gênero.
Via Gov.br