Notícias
Home / Economia / Lideranças petistas lamentam a morte da economista Maria da Conceição Tavares

Lideranças petistas lamentam a morte da economista Maria da Conceição Tavares

Economista e professora, ela foi uma figura central nos debates do PT sobre os desafios e os rumos da economia brasileira nos 44 anos de história do partido.

O presidente Lula, com a economista Maria da Conceição Tavares

O Brasil perdeu neste sábado (8) a economista e professora Maria da Conceição Tavares, uma das personalidades que mais se destacaram no pensamento econômico do país e na defesa do desenvolvimentismo nacional. Conceição Tavares foi uma figura central em toda a trajetória de décadas do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, principalmente em torno dos debates e propostas do partido sobre temas importantes para a economia brasileira.

Maria da Conceição Tavares nasceu em 1930 na cidade portuguesa de Anadia, em Aveiro, e foi criada em Lisboa. Filha de mãe católica e pai anarquista, ela se mudou para o Brasil em 1954 para fugir da ditadura de António de Oliveira Salazar. Aqui, se naturalizou brasileira em 1957. Estudou economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia maisLuto: PT lamenta perda de Maria da Conceição Tavares, uma grande brasileira

Ela foi deputada federal pelo PT por um mandato, entre 1995 e 1999, e é autora de diversas obras sobre desenvolvimento econômico. Trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), e exerceu outras inúmeras atividades.

Repercussão

A morte de Maria da Conceição Tavares teve grande repercussão no meio político brasileiro, com diversas lideranças políticas e personalidades da economia lamentando a sua perda. No PT foram várias as manifestações de pesar pelo falecimento da economista e professora que teve a sua vida ligada ao trabalho pela transformação social e econômica do Brasil.

Em sua rede social, o presidente Lula lamentou o falecimento de Conceição Tavares e relembrou os longos anos em que conviveu e debateu os desafios do Brasil com a professora.

“Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil”, contou Lula.

Também a ex-presidenta Dilma Rousseff homenageou a economista. Para Dilma, Maria da Conceição Tavares sempre teve grande amor pelo Brasil e pelo povo brasileiro.

“Uma das mais importantes e influentes intelectuais de nosso tempo, Maria da Conceição amou profundamente o Brasil e o povo brasileiro, tendo sido uma das grandes pensadoras sobre o destino do país, os rumos da nossa economia e os caminhos para o desenvolvimento com Justiça Social”, disse Dilma.

A presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, destacou a grande contribuição de Conceição Tavares, que colocou seu conhecimento a serviço da transformação social do Brasil.

“Maria da Conceição Tavares foi acima de tudo uma mulher corajosa, que colocou sua inteligência e conhecimento a serviço da transformação social de nosso país. Sua contribuição para o debate econômico e para a formação acadêmica neste campo é inestimável”, enfatizou Gleisi.

O líder do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (PT-MG) também lamentou a perda e prestou homenagem a Maria da Conceição Tavares. Também o líder do PT no Senado, senador Beto Faro (PT-PA) manifestou seu pesar pela perda:

“Ela era uma gigante em todos aspectos, profissional e enquanto ser humano. Certamente o Brasil perde uma das suas mentes mais brilhantes na área econômica. Aos amigos e familiares, meus mais sinceros sentimentos”, disse o líder.

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) também manifestou sua tristeza com a morte da economista. “Referência para as mulheres, à frente de seu tempo, um dos maiores nomes da formação do pensamento econômico brasileiro e exemplo de intelectual orgânica da história e da redemocratização do nosso país, sempre ativa no combate à opressão e às desigualdades”, pontuou Dirceu, pelo X.

Via pt.org.br

Veja também

As finanças e as cidades | Luiz Marques

Nos Estados Unidos, há quem postule que a governabilidade resulta do pacto de diferentes elites, …

Comente com o Facebook