No domingo, 07, o Partido dos Trabalhadores de Fortaleza realizou seu processo de eleição de delegados e delegadas para o Encontro Municipal, que definirá a pré-candidatura à prefeitura da capital, nominata à Câmara Municipal e política de alianças. Sete chapas disputaram o processo. O encontro do PT de Fortaleza será realizado no dia 21 de abril.
A chapa 100, da pré-candidata à prefeita deputada federal Luizianne Lins, alcançou 29,33% dos votos, sendo a mais votada. No entanto, quatro chapas apoiaram o pré-candidato Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, que é apoiado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Somadas, elas garantem à Leitão 59,01% da delegação ao encontro municipal.
De acordo com Mariana Lacerda, pré-candidata a vereadora e integrante da chapa 100, o resultado foi uma importante vitória política de Luizianne. “Nossa candidata alcançou 29% dos votos mesmo com seu oponente tendo apoio de dois deputados federais, um senador e quadros do governo”, avaliou. “Isso demonstra que 29% do PT de Fortaleza acredita que nosso Partido não deve virar uma mera legenda, que abra mão de sua identidade programática e de seus princípios socialistas”, ponderou Mariana. Em nota pública, logo após o encontro, Luizianne Lins destacou o papel da militância do PT nas eleições internas e agradeceu o apoio recebido. Confira a nota na íntegra:
NOTA SOBRE AS ELEIÇÕES INTERNAS DO PT FORTALEZA
Nossa chapa foi a mais votada nas eleições internas do partido, elegendo, assim, o maior
número de delegados para o Encontro Municipal. Meu muito obrigada às companheiras e companheiros do Partido dos Trabalhadores pela parceria nessa caminhada.
A vitória da chapa 100 representa a vontade e a mobilização da maioria dos filiados e filiadas do PT de Fortaleza. Por isso, é muito importante que essa vontade seja respeitada para garantir a representatividade e a democracia interna do partido. Espero que a vitória de hoje traga união e força para continuar lutando pelos ideais do Partido.
São preocupantes as influências externas que invadiram a integridade dos processos internos do PT. Nossa democracia interna sempre foi um pilar essencial para a credibilidade e representatividade do partido. Agradeço imensamente às filiadas e filiados do Partido dos Trabalhadores pelo apoio recebido durante todo o processo dessa eleição.
A eleição deste domingo foi um momento muito importante para o nosso partido. Foi fundamental o envolvimento de lideranças históricas, pessoas que constituíram o PT desde o início: das Comunidades Eclesiais de Base, dos sindicatos, das lideranças populares e intelectuais, homens e mulheres que sonham com um Brasil justo, sem desigualdade, contra o preconceito.
Pessoas que construíram o maior partido da esquerda da América Latina. E foi juntamente com todas essas pessoas que chegamos à vitória.
Meu muito obrigada!
Luizianne Lins
Deputada federal e pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza pelo PT