O Partido dos Trabalhadores, a Fundação Perseu Abramo e a bancada do PT na Câmara dos Deputados firmaram notas de solidariedade a Margarida Salomão, prefeita de Juiz de Fora, que desde o último final de semana tem recebido ameaças. O motivo das ameaças: ela tem buscado tomar medidas de proteção à vida da população na luta contra a Covid-19. A vereadora Laiz Perrut, da mesma cidade, foi vítima de violência. Confira os textos:
“O Partido dos Trabalhadores se solidariza com a prefeita de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão (PT), e repudia as ameaças contra sua integridade física manifestadas por meio de redes sociais.
A partir da decretação de lockdown no município, no último domingo, como forma de frear os avanços da pandemia de Covid-19, Margarida passou a sofrer uma série de ameaças de pessoas contrárias à medida.
Não vamos aceitar que a disputa democrática de ideias e projetos, bem como a adoção de medidas para proteger a população contra a Covid-19, sejam substituídas pela prática da violência.
Infelizmente, Margarida não é a única vítima desta cultura de ódio e intolerância que vem avançando no país nos últimos anos. Neste momento, várias vereadoras, vereadores e outros gestores ou lideranças públicas têm sido agredidos e ameaçados por se posicionarem em defesa da vida!
Há uma escalada da violência política de gênero, que tem servido para constranger, calar ou mesmo eliminar mulheres do espaço público e da esfera política, como foi o caso de Marielle Franco.
Solicitamos que as autoridades competentes apurem os fatos com a maior brevidade possível.
Ao manifestar a nossa solidariedade à companheira Margarida Salomão e contrariedade com o ocorrido, conclamamos os defensores da democracia a se unirem a nós, para que esta prática não se enraíze na sociedade brasileira!
Brasília, 11 de março de 2021
Comissão Executiva Nacional do PT”
“Sempre alertamos os males que o bolsonarismo representa à democracia brasileira. Não bastasse o negacionismo que hoje custa a vida de quase 300 mil vítimas da covid-19, há ainda o elogio da violência, a apologia às armas, a glorificação da intolerância frente ao diferente, aos adversários.
Agora em Juiz de Fora (MG) ocorrem ameaça de morte à prefeita Margarida Salomão e atos de violência contra a vereadora Laiz Perrut, ambas do PT.
É absolutamente inaceitável que a adoção de corajosas e necessárias políticas de enfrentamento à pandemia, definidas em Juiz de Fora, sirvam de ensejo para ameaças e atos de violência.
A diretoria da Fundação Perseu Abramo manifesta solidariedade a Margarida Salomão e Laiz Perrut. Reafirmamos nosso compromisso com a democracia e repúdio a qualquer tipo de intolerância, em particular aquela de natureza política e que assume as vestes do fascismo, do machismo, da misoginia.
São Paulo, 11 de março de 2021
Diretoria da Fundação Perseu Abramo”
“A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados vem a público manifestar sua solidariedade à prefeita de Juiz de Fora(MG), Margarida Salomão (PT), pelas ameaças sofridas por meio das redes sociais nos últimos dias.
Margarida decretou lockdown no município no último domingo, no intuito de conter os avanços da pandemia de Covid-19, e, em decorrência disso, foram desencadeadas manifestações contrárias de alguns segmentos. Desde então, a prefeita passou a sofrer ameaças contra a sua integridade física.
É inaceitável a violência se transformar em instrumento de disputa e de prática política, no lugar de ideias e projetos, sobretudo num momento em que é preciso tomar medidas duras para o enfrentamento à Covid-19.
A Bancada do PT repudia de forma veemente as ameaças contra a prefeita e solicita que as autoridades competentes apurem os fatos com celeridade.
Brasília, 11 de março de 2021
Elvino Bohn Gass (PT/RS)
Líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados”
Originalmente disponível em fpabramo.org.br
Comente com o Facebook