A CSD – CUT Socialista e Democrática – nasceu em 2002, reafirmando a posição estratégica da atuação e construção do sindicalismo organizado na CUT. Ao resgatar a importância da luta sindical, queremos inseri-la numa perspectiva socialista e democrática. Revalorizar a trajetória da CUT significa retomar uma dimensão central de um projeto de transformação: a combinação da luta sindical e da luta política, a visão de construção sindical e construção de projeto político dos trabalhadores e trabalhadoras como dois momentos de um único processo.
A criação da CSD foi uma decisão do Ativo Sindical da Democracia Socialista, realizada em 2001, de extinguir-se enquanto setorial, criando uma corrente sindical interna a CUT, para disputar os seus rumos. Nosso objetivo, com essa definição, é formar uma vanguarda ampla do movimento sindical combativo CUTista.
Ao mesmo tempo afirmamos, conforme aprovado em nossa X Conferência Nacional da Democracia Socialista, que todos os militantes da DS no movimento sindical atuam em nossa única corrente sindical, a CSD – CUT Socialista e Democrática.