Após dois turnos de uma apertada disputa nas eleições prévias, o PT de Belém escolheu o vereador Alfredo Costa para representar o partido nas eleições municipais deste ano. Costa obteve 2.202 votos, contra 2.149 do deputado federal e militante da DS, Cláudio Puty – uma diferença de apenas 53 votos.
Apesar do resultado adverso, Puty considerou o processo de realização das prévias como uma grande vitória política. Para o deputado, foi criado um “processo irreversível de afirmação de candidatura própria do PT”, não havendo mais espaço para as teses que “propunham que o PT fosse transformado em força auxiliar de outros partidos”.
Em nota oficial, Puty agradeceu o empenho da militância durante o processo e conclamou seus apoiadores a unir forças em torno da candidatura escolhida, para levar o PT de Belém a uma vitória nas eleições de outubro.
Pelo Twitter, a ex-governadora Ana Julia Carepa parabenizou os dois candidatos pela disputa e celebrou a democracia interna do partido.
O PT de Belém vai se focar agora na elaboração de um calendário de debates, tanto dentro do partido, como com a sociedade em geral, para finalizar o programa de governo que apresentará na campanha municipal. Pelos debates que foram feitos durante as prévias, o programa terá como eixo principal a participação popular e o controle social.
Veja abaixo a nota oficial do deputado Cláudio Puty.
Companheiras e Companheiros,
O PT decidiu, em uma disputa apertadíssima, o nome do nosso candidato a prefeito. O Vereador Alfredo Costa foi o escolhido e agora é hora de nos unificarmos em torno dessa decisão e levarmos nosso partido a uma vitória nas eleições de outubro em Belém.
Gostaria de agradecer todos os militantes que acreditaram na nossa candidatura.
O sentimento de vitória política é claro: conseguimos que a militância fosse ouvida nas decisões importantes, politizamos o debate ao pautar os equívocos da nossa política de alianças com os setores da centro-direita e criamos um processo irreversível de afirmação de candidatura própria do PT – não há mais espaço para aqueles que propunham que o PT fosse transformado em força auxiliar de outros partidos.
As prévias foram um processo vitorioso para o PT e para a política Belenense. Voltamos ao centro do debate público e resgatamos muitos que já não encontravam espaço para participar do PT. Agora é continuarmos nesse novo rumo. Vamos voltar aos bairros de Belém para discutir um programa para Belém. Ao reencontramos o povo, reencontramos o sentido do PT – à esquerda, democrático e socialista.
Vamos, juntos, a partir de agora, eleger Alfredo Costa prefeito de Belém!
Comente com o Facebook