Após três meses de perseguição, o processo arbitrário de cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi é derrotado pelas ruas e pela justiça. Nesta quarta-feira, o processo deve seguir para arquivamento depois de sucessivas decisões judiciais reconhecendo o cerceamento de defesa e o desrespeito aos prazos regimentais por parte da Câmara Municipal de Natal.

O processo, protocolado pelo vereador do MBL da cidade e encampado pela extrema-direita potiguar, desde o início apresentou profundas fragilidades, ausência de provas e falta de enquadramento típico, escancarando a intenção persecutória da líder da oposição. Um processo protocolado pelo vereador da violência política, relatado pelo vereador condenado por ser funcionário fantasma da prefeitura e que seria votado por vereadores que, dentre outros crimes e irregularidades, destinaram emendas para financiamento do próprio aniversário e de entidades de seus familiares. Todo esse trâmite correndo sob o olhar atento e impulso firme da prefeitura comandada por Paulinho Freire (UB), condenado por assédio eleitoral e réu por abuso de poder político e econômico nas eleições.
Depois de meses de resistência democrática, a luta em defesa do mandato de Brisa culminou em um grande ato nesta terça-feira, que por sua vez converteu-se em vigília até a sessão desta quarta-feira, com acampamento em frente à Câmara Municipal e mobilização intensa e permanente. Em paralelo, o mandato recorreu ao judiciário para o reconhecimento das graves irregularidades no processo. Três decisões judiciais impediram o prosseguimento do processo por graves irregularidades formais e cerceamento do direito de defesa.
Natal foi palco de uma demonstração de unidade democrática e compromisso dos movimentos sociais, sindicatos e partidos com a defesa de um mandato popular. Marcha Mundial das Mulheres, MST, MLMP, MLB, PT, PSTU, POR, PDT, PCdoB, PSOL, PCBR, PV, PCB, UP, SINTE, SINDSAUDE, Sindicato de Trabalhadores por Aplicativo, SINDIPETRO, SindSUPER, SINTRO, CUT, Intersindical, CST-Conlutas, movimentos de Povos de Terreiro, movimento negro, batalhas de rima, coletivos lgbt, diversas entidades e coletivos estudantis, coletivos de produtores culturais e artistas da cidade; todos marcaram presença na vigília e nos atos em frente aos portões da Câmara Municipal.
Estadual e nacionalmente, as manifestações de solidariedade e apoio político foram inúmeras, com destaque para a Governadora Fátima Bezerra e o presidente do PT, Edinho Silva, que demonstram o engajamento completo do partido na defesa de seu mandato.
A vitória e permanência do mandato combativo da vereadora Brisa é símbolo da solidariedade e unidade mas, sobretudo, da força do campo democrático e popular e da sua capacidade de impor derrotas à extrema direita. Brisa fica, segue liderando a oposição na Câmara de Natal e, agora mais do que nunca, como portadora da esperança de uma outra Natal possível.
Democracia Socialista