Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Carlos Neder, presente! | Democracia Socialista

Carlos Neder, presente! | Democracia Socialista

“Neder vive em nós, porque somos um projeto político que teima em garantir uma vida com direitos, assim como ele teimou”

Faleceu o companheiro Carlos Neder. Com ele e com o coletivo “Cidadania Ativa” mantemos uma aliança duradoura nas grandes batalhas dentro e fora do PT por uma sociedade socialista e democrática. Transcrevemos abaixo as notas do Cidadania Ativa, com a qual nos identificamos e a do Partido dos Trabalhadores.

Nota do Cidadania Ativa

Amigas/os, com profunda dor comunicamos que nosso grande companheiro Carlos Neder, amigo e referência política de gerações, nos deixou às 23h 30 min do dia 24 de setembro de 2021. Prestamos nossa solidariedade à sua família, que tanto queremos bem e que cuidou do Neder com todo amor e dedicação.

Vítima da covid-19, Neder estava internado desde o dia 8 de agosto. Trilhou um caminho de lutas e sonhos que tão bem ele construiu e representou desde a década de 1970 junto aos movimentos populares de saúde, em defesa do SUS. Parte em consequência de uma política genocida que promoveu a morte de mais de 590 mil pessoas amadas.

Generoso, chato, empático, respeitoso, comprometido, tímido, leal, atento, persistente, teimoso, inteligente.
Deixou seu legado na história do Estado de São Paulo, defendendo a educação, a ciência, a reforma agrária popular. Revolucionou a capital como Secretário de Saúde do governo Luiza Erundina, ampliando serviços ao mesmo tempo que fortalecia os instrumentos de democracia e participação popular na política. Foi um dos fundadores do PT e se dedicou a lutar pelas bandeiras históricas do partido.

Neder vive em nós, porque somos um projeto político que teima em garantir uma vida com direitos, assim como ele teimou.

– Informamos que não haverá velório, tendo em vista a necessidade de não promover aglomerações. Que nossos pensamentos de paz e gratidão alcancem todos os familiares e amigos.

Agradecemos a solidariedade de todos.

25 de setembro de 2021

Coletivo Cidadania Ativa

Nota do PT

O Partido dos Trabalhadores lamenta a morte do companheiro Carlos Neder, vítima da Covid-19. Um dos fundadores do PT, se dedicou a lutar pelas bandeiras históricas do partido. Nossa solidariedade à sua família e ao Coletivo Cidadania Ativa.

Neder deixa um legado na vida do Estado de São Paulo, defendendo a educação, a ciência e a reforma agrária popular. Ele revolucionou a capital como Secretário de Saúde no governo da prefeita Luiza Erundina. Ampliou acesso e serviços, enquanto fortaleceu a democracia e participação popular na política.

Internado desde o dia 8 de agosto, Neder lutou bravamente contra a doença. Sua morte é mais uma consequência da política genocida que levou mais de 590 mil brasileiros à morte. Sua história viverá como exemplo de generosidade, lealdade e compromisso com a classe trabalhadora.

25 de setembro de 2021

Partido dos Trabalhadores

Militantes da DS/SP em atividade de apoio ao Neder em 2018

 

Veja também

Chegou a hora! | Flávio Aguiar

José Cardoso Pires e o 25 de abril “É a hora!” (Fernando Pessoa, em Mensagem). 1. …

Comente com o Facebook