Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Especial: Por uma Teoria Crítica do Neoliberalismo | Juarez Guimarães

Especial: Por uma Teoria Crítica do Neoliberalismo | Juarez Guimarães

Especial da Democracia Socialista analisa o neoliberalismo e as estratégias para combatê-lo.

Combater o neoliberalismo continua sendo uma tarefa árdua e imprescindível. O cenário mundial reforça a cada dia a relevância desta disputa e os efeitos do neoliberalismo sob as dinâmicas sociais individuais e coletivas. Visando contribuir com as elaborações sobre essa temática, a Democracia Socialista lançou em junho o especial “Por uma Teoria Crítica do Neoliberalismo”. Com autoria do cientista político e professor da UFMG, Juarez Guimarães, a série busca contribuir para a superação do neoliberalismo no Brasil.

 

Confira os artigos já lançados:

(clique no título para ler)

14/06/2022

Ninguém é neoliberal

Inicia-se aqui uma série de artigos que visa contribuir para a superação do neoliberalismo no Brasil. A série terminará quando o neoliberalismo for superado no Brasil, na América Latina e na ordem internacional que organiza.

 

21/06/2022

Por um dicionário crítico ao neoliberalismo

Para começar a superar o neoliberalismo, é preciso contestar abertamente a sua narrativa, sair de sua linguagem e formar um novo dicionário da emancipação.

 

28/06/2022

Neoliberalismo como “jaula de ferro”

A vitória central do neoliberalismo foi a de disputar e, pelo menos por um período, vencer o conflito fundamental sobre o que deve ser a liberdade no mundo moderno e contemporâneo.

 

05/07/2022

Neoliberalismo e regressão

O neoliberalismo foi, desde sempre, uma resposta regressiva à crise da tradição liberal e da hegemonia do Estado norte-americano. Neste sentido histórico largo, é um contrassenso falar em um “neoliberalismo progressista”.

 

12/07/2022

A razão da desigualdade

Após dissociar a liberdade da igualdade, os autores neoliberais passaram a atacar, de forma radical e permanente, a própria noção de justiça social.

 

19/07/2022

Da batalha das ideias ao poder global

No capítulo 3 do primeiro volume de “Direito, Legislação e Liberdade”, Hayek cita Adam Smith: “Esperar de fato que a liberdade de comércio venha algum dia a ser inteiramente restaurada na Grã-Bretanha é tão absurdo quanto esperar que nela se estabeleça uma Oceania ou Utopia”.

 

26/07/2022

Financeirização dos Estados

Se há um capitalismo financeirizado no século XXI, é porque houve a financeirização dos Estados nacionais, em primeiro lugar dos EUA e, depois, da governança da União Europeia, isto é, a captura dos poderes estatais para criar um regime político de acumulação centrado nas finanças.

 

02/08/2022

Morte ao trabalho!

Todo o ódio e rancor do neoliberalismo se voltou contra o mundo do trabalho, suas conquistas e tradições. Após décadas de uma guerra de saturação, é preciso repor em plenitude a cultura do trabalho e do socialismo democrático no século XXI.

 

12/08/2022

Colonizar o século XXI

Como resposta regressiva à crise da hegemonia norte-americana, o neoliberalismo criou uma nova linguagem para legitimar o colonialismo no século XXI.

 

21/11/2022

Teses sobre o neoliberalismo e o constitucionalismo democrático

Contra o neoliberalismo prevalecente, urge construir um novo paradigma do direito constitucional.

 

28/02/2023

O neoliberalismo é uma linguagem política de extrema-direita

Sua raiz, sua dinâmica profunda e sua projeção empurram o campo da política para a extrema-direita.

 

19/04/2023

Por que o neoliberalismo em crise se reproduz?

O capitalismo neoliberal tem conseguido sobreviver e se reproduzir no século XXI. Por quê?

Veja também

O papel dos preconceitos | Luiz Marques

Ninguém escapa da vida corriqueira e das questões triviais que acompanham-nos desde o momento em …

Comente com o Facebook