Notícias
Home / Temas / Feminismo / Liliane Oliveira assume Secretaria de Mulheres do PT Bahia

Liliane Oliveira assume Secretaria de Mulheres do PT Bahia

Empossada Secretária de Mulheres do PT Bahia no último sábado (20), Liliane Oliveira, de 40 anos, filiada ao PT há 17 anos, pretende contribuir com pautas feministas para o governo Jerônimo Rodrigues e Lula para aumentar a participação de mulheres nos espaços de poder e, assim, dar mais visibilidade e oportunidade para a agenda feminista. A nova dirigente também destacou a importância de fortalecer as candidaturas femininas nas eleições deste ano.

“As mulheres petistas foram protagonistas na luta contra o golpe sofrido pela presidenta Dilma e na resistência diante dos retrocessos impostos às mulheres pelo governo Bolsonaro. A construção da retomada passou pela capacidade de mobilização e articulação das mulheres, que são maioria no eleitorado e, como diversas pesquisas apontaram, votaram em Lula, Jerônimo e no projeto político de reconstrução do Brasil que têm as mulheres na centralidade de suas ações”, destacou Liliane Oliveira.

A nova dirigente disse ainda que o Ministério das Mulheres tem trazido uma agenda pertinente e muito enriquecedora que é sobre a política de cuidados e autonomia das mulheres. “Pauta histórica do movimento feminista e que torna-se central após termos enfrentado a pandemia e ter se evidenciado a desigualdade e sobrecarga de trabalho invisibilizado e não pago impostos a maioria das mulheres.

Outro ponto é a campanha “Brasil sem misoginia”, um chamado para toda a sociedade sobre a responsabilidade de se pôr fim ao machismo, apontando suas estruturas e construindo soluções e alternativas coletivas para a superação do patriarcado. Se atravessamos um período nefasto que incentivou o ódio e a submissão das mulheres e o enfraquecimento das políticas públicas, estamos construindo um novo capítulo de nossa história. O Brasil voltou para e pelas mãos das mulheres”, destacou a secretária.

Liliane também ressaltou os esforços que a nova gestão petista de Jerônimo Rodrigues vem empreendendo na Bahia para as mulheres. “O governo Jerônimo demonstra compromisso com a vida das mulheres ao ter como pauta central o enfrentamento à fome e miséria. A companheira Elisângela Araújo, secretária de Políticas para as Mulheres, tem construído ações importantes em nosso estado à frente da Secretaria. A interiorização das políticas públicas para as mulheres e o fortalecimento da rede de proteção são diretrizes efetivas para a superação da desigualdade e combate ao feminicídio e violência contra mulheres e meninas”, pontuou.

A secretária de Mulheres afirmou ainda para este ano eleitoral a importância do fortalecimento das candidaturas femininas através do projeto Elas por Elas e dos espaços de formação e planejamento para o pleito. “A presença de mulheres candidatas a prefeitas, vices e vereadoras é fundamental para nossa democracia. Em 91 cidades baianas não foi eleita sequer uma vereadora e apenas 56 dos 417 municípios elegeram prefeitas em 2020. Esses números se tornam ainda mais expressivos com a presença de apenas 16% de mulheres eleitas nas câmaras de vereadores no país inteiro. É tarefa central mudar a fotografia do poder para mudar a vida das mulheres”, afirmou Liliane.

Via Política Livre

Veja também

Com Lula, pobreza e extrema pobreza recuam em 25 estados e no DF

Estudo do Instituto Jones dos Santos Neves revela que 8,6 milhões de brasileiros deixaram linha …

Comente com o Facebook