Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Lula tem razão: o que está acontecendo na Palestina é um genocídio!

Lula tem razão: o que está acontecendo na Palestina é um genocídio!

” (…) na faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio. Não é uma guerra entre soldados e soldados, mas entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças.

O que está acontecendo na faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”

Não poderíamos encontrar palavras melhores que a de Lula (na abertura da 37ª Cúpula da União Africana, na Etiópia) para descrever o que está acontecendo na Palestina. Em nome de uma suposta legítima defesa, Israel está arrasando Gaza, com o objetivo de tomar o território, inclusive com mobilização para estabelecer colonos na região. Além disso, ataca sem piedade também a região da Cisjordânia, avançando sobre as terras palestinas.

Lula tem razão em denunciar Israel e sua prática de limpeza étnica na Palestina. Quando nos livros de história, os massacres das países ricos sobre os países pobres costumam ser repudiados (isso quando lembrados), mas no momento em que acontecem, muitos se acovardam e evitam nomear as coisas pelo que elas são, sobretudo se forem apoiadas pelas potências ocidentais. Então, nomeemos as ações de Israel pelo que elas são: genocídio, limpeza étnica, fascismo, colonialismo.

Lula está correto em sua comparação do que vemos hoje com o Holocausto. Esse terrível acontecimento foi a prática genocida colonialista feita pelos europeus em suas colônias – porém, desta vez, no próprio solo. Inclusive, as potências ocidentais sabiam o que se passava, e ignoraram até onde foi possível. Se Hitler não tivesse ameaçado a própria Europa, talvez o destino dos judeus fosse o mesmo dos palestinos hoje:  abandonados à própria sorte e, ainda por cima, considerados terroristas.

Netanyahu e seus cúmplices genocidas podem espernear o quanto quiserem, Lula tem razão. E tem nosso apoio e solidariedade. Estamos juntas com a Palestina, contra o genocídio e o colonialismo.

Palestina livre, do rio ao mar!

Via Marcha Mundial das Mulheres.

Veja também

O papel dos preconceitos | Luiz Marques

Ninguém escapa da vida corriqueira e das questões triviais que acompanham-nos desde o momento em …

Comente com o Facebook