Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Classes trabalhadoras, estratégias de luta e organização são tema de debate na quarta, 07

Classes trabalhadoras, estratégias de luta e organização são tema de debate na quarta, 07

Acontece nesta quarta-feira (07), às 19 horas, o debate Classes trabalhadoras e novas estratégias de luta e organização. O encontro é o quinto de uma série de atividades que a Democracia Socialista organiza como atividades preparatórias de sua XII Conferência Nacional.

Realizado pelo zoom e transmitido no canal da corrente no YouTube, o debate contará com as intervenções de Marilane Teixeira, economista e pesquisadora do CESIT/Unicamp; de Rafael Freire, secretário geral da Central Sindical das Américas (CSA); de Iana Aguiar; secretária de Juventude da CUT, e de Marcos Mazoni, ex- presidente do SERPRO. Eles debaterão os desafios das novas estratégias de luta e organização das classes trabalhadoras e como eles se relacionam com dinâmicas da vida social, como a crise econômica em curso e o impacto das tecnologias.

ACOMPANHE AO VIVO: 

XIII CONFERÊNCIA NACIONAL DA DS
Convocada para os dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2021, via plataforma digital, a XIII Conferência Nacional da DS atualizará o programa e a estratégia política da corrente para o próximo período. O encontro tem como pauta central apresentar um balanço da luta de classes no Brasil, da construção partidária e da DS, apontando para um novo período histórico. Confira a convocatória aqui.

DEBATES PREPARATÓRIOS 
A Democracia Socialista tem realizado periodicamente debates preparatórios para XII Conferência Nacional. As discussões subsidiarão a construção do anteprojeto. Realizado em abril, o primeiro debate contou com as intervenções dos economistas Francisco Louçã e Arno Augustin e da cientista política Clarisse Paradis. Eles debateram quais impasses a estratégia capitalista contemporânea impõe à humanidade e quais o caminho das alternativas para sua superação.

Para debater o cenário internacional, no segundo debate convidamos Bhaskar Sunkara, fundador e editor da Revista Jacobin, para falsar sobre os caminhos da esquerda estadunidense, rumos do governo Biden e seu impacto no mundo.

No fim de junho, os economistas Márcio Pochmann e Marilane Teixeira discutiram o processo de reconfiguração do mundo do trabalho e seu impacto na vida da classe trabalhadora em nosso terceiro debate. Para iniciar as atividades do segundo semestre, no quarto debate, Juarez Guimarães, Tica Moreno, Carol Dartora e Mitchelle Meira debateram Alternativa de esquerda frente à crise do neoliberalismo.

Veja também

O papel dos preconceitos | Luiz Marques

Ninguém escapa da vida corriqueira e das questões triviais que acompanham-nos desde o momento em …

Comente com o Facebook