Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Pelo fim da censura! | Nota da Diretoria da Fundação Perseu Abramo

Pelo fim da censura! | Nota da Diretoria da Fundação Perseu Abramo

A exposição Democracia em Disputa promovida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Democracia e Democratização da Comunicação teve início em Juiz de Fora (MG) no dia 17 de julho de 2021 e conta a história da democracia no Brasil reunindo imagens que narram mais de meio século de episódios cruciais para a construção das instituições políticas nacionais. Ela integra a programação cultural da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada na (Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e vai percorrer diversas cidades do Brasil e do Mundo, com destacada valorização pela sua relevância. 

O painel instalado na  fachada do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas com o registro da passagem da faixa presidencial de FHC para Lula, em 2003 despertou o descontentamento de grupos de direita da cidade que acusam toda a exposição de ser “propaganda comunista financiada por uma prefeitura do PT”. 

Na quarta-feira, 21 de julho, a 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias Municipais da Comarca da cidade mineira de Juiz de Fora determinou a retirada de painéis que integram a exposição, um claro atentado à liberdade de expressão e à democracia, que vai ser contestado pela Prefeitura.

Viemos por meio desta expressar nossa solidariedade à Prefeitura de Juiz de Fora/MG e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Democracia e Democratização da Comunicação nas pessoas da prefeita Margarida Salomão e do coordenador do instituto Leonardo Avritzer.

São Paulo, 23 de julho de 2021

Diretoria da Fundação Perseu Abramo

Veja também

O desmantelamento de políticas é responsável pela maior crise climática do Brasil | Marília Closs

A crise climática que vive o Rio Grande do Sul já é a maior da …

Comente com o Facebook