Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Pelo fim da censura! | Nota da Diretoria da Fundação Perseu Abramo

Pelo fim da censura! | Nota da Diretoria da Fundação Perseu Abramo

A exposição Democracia em Disputa promovida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Democracia e Democratização da Comunicação teve início em Juiz de Fora (MG) no dia 17 de julho de 2021 e conta a história da democracia no Brasil reunindo imagens que narram mais de meio século de episódios cruciais para a construção das instituições políticas nacionais. Ela integra a programação cultural da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada na (Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e vai percorrer diversas cidades do Brasil e do Mundo, com destacada valorização pela sua relevância. 

O painel instalado na  fachada do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas com o registro da passagem da faixa presidencial de FHC para Lula, em 2003 despertou o descontentamento de grupos de direita da cidade que acusam toda a exposição de ser “propaganda comunista financiada por uma prefeitura do PT”. 

Na quarta-feira, 21 de julho, a 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias Municipais da Comarca da cidade mineira de Juiz de Fora determinou a retirada de painéis que integram a exposição, um claro atentado à liberdade de expressão e à democracia, que vai ser contestado pela Prefeitura.

Viemos por meio desta expressar nossa solidariedade à Prefeitura de Juiz de Fora/MG e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Democracia e Democratização da Comunicação nas pessoas da prefeita Margarida Salomão e do coordenador do instituto Leonardo Avritzer.

São Paulo, 23 de julho de 2021

Diretoria da Fundação Perseu Abramo

Veja também

Viva Paulo Freire! Marcelo Uchôa

Paulo Freire não era só um educador, o que já seria muito. Não há adjetivos …

Comente com o Facebook