Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Um caminho socialista democrático para o Brasil | Juarez Guimarães

Um caminho socialista democrático para o Brasil | Juarez Guimarães

O texto a seguir é uma contribuição ao debate da nossa Conferência Nacional, que está em completa coerência e acordo com as teses apresentadas pela Coordenação Nacional. Muitos temas e trechos dela estão inclusive incorporados na convergência unitária que formou a proposta de resolução apresentada. A própria contribuição se alimentou, inspirou-se nos debates coletivos realizados no GTN e nos debates públicos que realizamos.

O que ele procura fazer é desenvolver mais, algumas vezes de forma conceitual, outras de forma explanativa, sempre se referindo à tradição do socialismo democrático fundada por Marx e Engels, um programa de transição para o Brasil contemporâneo.

O pleno desenvolvimento deste programa faz parte da luta pelo fim do neoliberalismo no Brasil e da formação de uma frente orgânica e estratégica das esquerdas brasileiras. É, pois, um programa aberto ao diálogo público e ao próprio futuro das lutas pela emancipação. Neste sentido, ele ainda não traz o necessário desenvolvimento de como este programa se expressa no plano internacional pela unificação política da América Latina, em um sentido para além do neoliberalismo.
Juarez Guimarães

Veja também

Nota pública – Democracia Socialista Ceará

A Direção Estadual da Democracia Socialista - CE, tendência interna do PT, subscreve e aplica resolução política aprovada por consenso pela Executiva Municipal do PT Fortaleza e coletivo estadual de mulheres, afastando o vereador Ronivaldo Maia dos quadros da nossa tendência, ao tempo em que constitui comissão política partidária a fim de acompanhar o curso das investigações, para que tenhamos posicionamento definitivo sobre o caso.

Comente com o Facebook