Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Um caminho socialista democrático para o Brasil | Juarez Guimarães

Um caminho socialista democrático para o Brasil | Juarez Guimarães

O texto a seguir é uma contribuição ao debate da nossa Conferência Nacional, que está em completa coerência e acordo com as teses apresentadas pela Coordenação Nacional. Muitos temas e trechos dela estão inclusive incorporados na convergência unitária que formou a proposta de resolução apresentada. A própria contribuição se alimentou, inspirou-se nos debates coletivos realizados no GTN e nos debates públicos que realizamos.

O que ele procura fazer é desenvolver mais, algumas vezes de forma conceitual, outras de forma explanativa, sempre se referindo à tradição do socialismo democrático fundada por Marx e Engels, um programa de transição para o Brasil contemporâneo.

O pleno desenvolvimento deste programa faz parte da luta pelo fim do neoliberalismo no Brasil e da formação de uma frente orgânica e estratégica das esquerdas brasileiras. É, pois, um programa aberto ao diálogo público e ao próprio futuro das lutas pela emancipação. Neste sentido, ele ainda não traz o necessário desenvolvimento de como este programa se expressa no plano internacional pela unificação política da América Latina, em um sentido para além do neoliberalismo.
Juarez Guimarães

Veja também

Viva Paulo Freire! Marcelo Uchôa

Paulo Freire não era só um educador, o que já seria muito. Não há adjetivos …

Comente com o Facebook