Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Virgínia Nascimento Presente!

Virgínia Nascimento Presente!

A Democracia Socialista perde uma militante que nos acompanha desde a década de 1990. A professora Virgínia Nascimento, natural de Porto Alegre, foi uma companheira muito fiel e competente. Dirigiu os Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, nas nossas gestões e na Secretaria de  Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Lutou contra o câncer, como lutou em toda a sua vida. Estamos muito tristes com essa perda que certamente nos fará muita falta.

Porto Alegre, 14 de julho de 2021

Democracia Socialista

Virginia Nascimento, professora, militante da DS, partiu desse plano lutando como em toda sua vida: contra a retirada de direitos, contra a discriminação, contra a injustiça, contra a doença. A Educação foi sua vida e seu modo de lutar pela construção de um mundo melhor. Viveu de maneira vibrante, sempre ligada e mobilizada pela política que muda a vida para o bem viver que tanto prezava! Muita alegria, inclusão, oportunidade, seu trabalho incansável alcançou a tanta gente!  #VirginiaPresente!

Jose Clovis de Azevedo, Secretário de Educação no Governo Tarso Genro

ENERGIA VITAL: sobre a essência da VIRGÍNIA NASCIMENTO

“Energia vital para Aristóteles é parte de um composto substancial que integra, além da nossa essência, o corpo físico, a alma de cada um. É uma palavra de origem grega e pode ser traduzida como alma em movimento (Ψυχολογία; ψυχή, “alma”, e εργοs (ergos) = en-ergo = movimento).”

Sabe aquele ditado que diz que energia boa atrai mais energia boa?. É exatamente isso! Se estiveres feliz, irradias luz para o universo. Dizem que essa energia se despreende no momento da morte.

A luz e o som do Big Bang, ocorrido há bilhões de anos, até hoje pode ser captada por modernos telescópios. 

Para mim, a expressão “energia vital” resume a Virgínia: ela foi a pura expressão da energia vital. Alma alegre, vívida e sempre em movimento! (e como é difícil escrever foi…)

E, como o Big Bang, a tua luz continuará a ser irradiada por meio da vida de tuas filhas e filho. Na vida de teu amado Santi e tua preciosa Bibiana.

Tomara que nós, suas amigas, possamos também carregar um pouco dessa irradiação decorrente do privilégio de conviver contigo. 

Saiba Virgínia que, como na letra da música que adoravas cantar, Tu passas pela rua e a vida continua. E em mim também esta saudade sempre tua.”

Tchau minha querida!

Maria Eulalia Nascimento

Veja também

África: uma nova insurgência torna-se governo | Antonio Martins

Quem são os Patriotas do Senegal, que venceram as eleições em seu país ao propor …

Comente com o Facebook