Notas do PT e do Governo Lula sobre ataque a Flotilha da ajuda humanitária

PT e Governo Federal

Notas pedem libertação da deputada Luizianne Lins, da Missão Humanitária da Flotilha Global Sumud e deploram a ação militar do governo de Israel.

Foto: Divulgação Outras Palavras

Interceptação de embarcações da “Flotilha Global Sumud” por Israel – Governo Federal

O governo brasileiro acompanha com preocupação a interceptação pela marinha israelense de embarcações da “Flotilha Global Sumud”, que contam com presença de cidadãs e cidadãos brasileiros, incluindo parlamentares.

Diante das primeiras notícias de detenção de nacionais brasileiros a bordo de embarcações da flotilha, entre eles a deputada federal Luizianne Lins, o Brasil recorda o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais e ressalta o caráter pacífico da flotilha.

O governo brasileiro deplora a ação militar do governo de Israel, que viola direitos e põe em risco a integridade física de manifestantes em ação pacífica. No contexto dessa operação militar condenável, passa a ser de responsabilidade de Israel a segurança das pessoas detidas.

Reitera, nesse contexto, exortação pelo levantamento imediato e incondicional de todas as restrições israelenses à entrada e distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, em consonância com as obrigações de Israel, como potência ocupante, à luz do direito internacional humanitário.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato permanente com as autoridades israelenses, de modo a prestar a assistência consular cabível aos nacionais, conforme estabelece a Convenção de Viena sobre Relações Consulares.

Nota oficial da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta sua mais firme condenação ao sequestro da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e de todos os integrantes da Flotilha Global Sumud, interceptada de forma violenta pelas forças armadas de Israel nesta quarta-feira (1º de outubro), em águas internacionais.

A missão humanitária, que reunia parlamentares, militantes de direitos humanos e voluntários de vários países, levava alimentos e medicamentos à população palestina em Gaza, vítima de um bloqueio desumano que já perdura há anos. Essa ação solidária e pacífica foi recebida com violência e ilegalidade, constituindo mais uma grave violação ao direito internacional e aos princípios das Convenções de Genebra.

Luizianne Lins, parlamentar eleita pelo povo do Ceará, estava a bordo como expressão do compromisso do PT e do campo democrático com a causa da liberdade, da justiça e da paz. Junto a ela, dezenas de ativistas de diversas nacionalidades partilhavam o mesmo ideal: romper o cerco, denunciar o apartheid e afirmar que a solidariedade internacional não pode ser criminalizada.

Diante da gravidade do ocorrido, o PT:

* Repudia veementemente a ação das forças israelenses e manifesta sua total solidariedade à deputada Luizianne Lins e a todos os integrantes da missão humanitária.
– Conclama o governo brasileiro, por meio do Itamaraty, a atuar de forma firme e imediata, em articulação com organismos internacionais, para garantir a integridade e a libertação das pessoas sequestradas e denunciar Israel nas instâncias multilaterais competentes.
– Convoca a sociedade civil, os parlamentos e governos democráticos do mundo a se unirem na denúncia desse ato de arbítrio e na defesa dos direitos humanos, para que não se repita a impunidade diante das reiteradas violações cometidas contra o povo palestino e seus apoiadores.

O PT reafirma sua posição histórica em defesa de uma Palestina Livre, do fim imediato do bloqueio a Gaza e do respeito ao direito internacional. Reafirma também que a solidariedade é uma arma dos povos contra a barbárie e que não descansaremos até que Luizianne Lins e todos os companheiros e companheiras da Flotilha Global Sumud estejam em segurança.

Brasília, 1º de outubro de 2025

Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

Compartilhe nas redes:

Imprimir: 

POSTS RELACIONADOS: