A Tendência Democracia Socialista (PT) se apresentou nas eleições de 2026 com 20 candidaturas à Câmara Federal, 21 candidaturas às Assembleias Legislativas e uma ao Senado. Contabilizados os votos, o trabalho da militância da DS elegeu quatro cadeiras da Bancada Federal do PT e 12 vagas nos parlamentos dos Estados. Somadas, nossas candidaturas ultrapassaram a marca de 1,5 milhão de votos.

Para a Câmara Federal foram reeleitas as deputadas Ana Pimentel (MG) e Carol Dartora (PR) e também os deputados Afonso Florence (BA) e Elvino Bohn Gass (RS). Zé Neto (BA) e Gilmar Machado (MG) ficaram na primeira suplência. Outro destaque foi a terceira suplência da vereadora Brisa (RN), que concorreu pela primeira vez a deputada federal.
Das 12 cadeiras conquistadas em Assembleias Legislativas, dez foram mandatos reeleitos: Neusa Cadore e Robinson Almeida (BA); Gabriel Magno (DF); Dr. Jean Freire (MG); Prof. Lemos (PR); Isolda Dantas (RN); Pepe Vargas, Jeferson Fernandes, Sofia Cavedon e Miguel Rossetto (RS). As novas cadeiras foram conquistadas com Catanho (CE) e Açucena (ES).No Tocantins, a companheira Rose Marques ficou na primeira suplência.
Muito além dos números, a votação é resultado de uma combinação de trabalho militante com uma plataforma programática comprometida com os direitos da classe trabalhadora, das mulheres, dos negros e negras, da juventude, da população LGBTQIA+, com a defesa do SUS, da Educação Pública, da Cultura, da Agricultura Familiar e do Meio Ambiente. Candidaturas cuja plataforma apontam para a derrota da agenda neoliberal e a perspectiva socialista e democrática para o futuro do Brasil. Candidaturas que, eleitas ou não, já estão com o time de Lula nas ruas para construir a vitória neste segundo turno.
Confira a votação:
