Home / Conteúdos / Artigos / Belo Horizonte sedia encontro nacional de mulheres estudantes

Belo Horizonte sedia encontro nacional de mulheres estudantes

A capital mineira será a sede do III Encontro de Mulheres Estudantes, EME, que acontecerá a partir de sexta-feira até domingo. O EME é um importante espaço de auto-organização do movimento feminista. Essa é a terceira edição do EME, a primeira edição foi em 2005. Ele é um espaço privilegiado de discussão e formação.

A edição desse ano conta com uma importante discussão. Em janeiro a UNE aprovou seu projeto de reforma universitária que é a plataforma para construir a educação que as/os estudantes querem para o Brasil. Nesse III EME as mulheres estudantes da UNE, aprofundarão essa discussão, elaborando um recorte feminista para esse projeto. Outro ponto prioritário será a discussão sobre a participação das mulheres no movimento estudantil e na política de uma forma geral.

São esperadas cerca de 300 estudantes de diferentes estados brasileiros. Essa edição do encontro contará com a presença da Ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire; Nalu Faria da Marcha Mundial das Mulheres; da presidenta da UNE, Lúcia Stumpf; da Deputada Federal, Jô Moraes (PCdoB/MG); da Secretária Nacional sobre a Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane da Silva e da professora do Núcleo de gênero da UFMG, Maria da Consolação. O encontro contará também com a presença de representantes de diversos movimentos feministas do país.

Para a diretora de mulheres da UNE e estudante de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Ana Cristina Pimentel, os encontros de mulheres da UNE são muito importantes para atualizarem a agenda das mulheres no movimento estudantil, e quais os desafios para o próximo período. “Além disso, nesses encontros, o debate de mulheres e feminismo são centrais para serem pautados e discutidos pela UNE”, pondera Ana.

A dirigente ressalta que é importante também ligar as lutas gerais com as lutas específicas, “quando falamos de políticas de assistência estudantil precisamos fazer um recorte de gênero, e assim também quando discutimos a questão da construção do conhecimento.”, finaliza.

O III EME será realizado na Escola Municipal Milton Campos, (Rua Jovino Rodrigus Pego -145 – Bairro Mantiqueira – Belo Horizonte).

Mais informações:
Ana Pimentel – Diretora de Mulheres da UNE – (32) 8822-0290
Camila Marcarini – Diretora de Comunicação da UNE – (54) 8125-7576
Rafaela Rodrigues – Diretora de Mulheres da UAP – União Acadêmica Paraense – (91) 8148-811

Veja também

Carta ao povo brasileiro

Em texto enviado neste domingo (13) movimento reafirma convicção na inocência de Lula defende seu direito de concorrer às eleições presidenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook