Notícias
Home / Temas / Feminismo / Ciclo debate a luta pelo socialismo no século XX e a experiência soviética, 30 anos após a dissolução da URSS

Ciclo debate a luta pelo socialismo no século XX e a experiência soviética, 30 anos após a dissolução da URSS

A Fundação Perseu Abramo e o Partido dos Trabalhadores realizaram no último sábado, (28), mais uma edição das 13 jornadas de debate sobre o socialismo no século 21. O ciclo discute o passado, o presente e o futuro do Socialismo.

A atividade contou com a participação da socióloga e militante feminista Tatau Godinho, do jornalista Breno Altman e de Tarso Genro, ex-governador do Rio Grande do Sul. Eles analisaram a luta pelo socialismo no século XX e a experiência soviética 30 anos após a dissolução da URSS.

Considerada pelo historiador marxista Eric Hobsbawn o início e o fim de todo um século, a Revolução Russa permanece sendo inspiração para militantes de todo o mundo. Tatau Godinho destacou a importância de pensarmos a revolução para além das conquistas materiais, o projeto revolucionário ia muito além do lema: pão, paz e terra. Para ela, “a Revolução Russa foi primeira grande experiência que colocou à prova a possibilidade de uma sociedade socialista, entendida como alternativa global ao sistema capitalista e a sua organização social engendrada pela lógica do lucro, mercantilização e exploração do trabalho”.

Tatau Godinho lembra que o processo político trouxe importantes aprendizados, desafios e impasses para uma esquerda comprometida em romper com a dominação capitalista e a mudar o mundo. Abaixo destacamos a fala dela. Confira:

Acompanhe o debate completo aqui.

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Comente com o Facebook