Home / Conteúdos / Artigos / Conferência Nacional marca 30 anos da Democracia Socialista

Conferência Nacional marca 30 anos da Democracia Socialista

Conferência Nacional marca 30 anos da Democracia Socialista
Foto: Alessandra Terribili

A IX Conferência Nacional da Democracia Socialista terminou no último sábado com um alto grau de unidade e de coesão política na compreensão e na organização da tendência para as tarefas que o próximo período reserva.

Mais de 120 delegados e delegadas de 21 estados, além de quase cem convidados e convidadas, discutiram, ao longo da quinta e da sexta-feira, o anteprojeto de resolução apresentado pela coordenação nacional da DS e as propostas de emendas vindas das discussões nos estados e nas setoriais.

Na noite de sexta-feira, um ato político marcou as comemorações de 30 anos da Democracia Socialista. A mesa foi composta de forma representativa desses 30 anos e da evolução da presença da DS no partido, nos movimentos sociais e no país como um todo. A pluralidade que construída nesses 30 anos, desde o sentido regional, passando por frentes de atuação diversas, até geracional, foi contemplada pelas falas.

Os companheiros José Eduardo Cardozo e Ricardo Azevedo, da Mensagem ao Partido, e Hamilton Pereira, do conselho curador da Fundação Perseu Abramo, participaram do ato. Falaram sobre a importância da intervenção da DS na construção da democracia interna do PT e na identidade socialista do partido. Também saudaram a Mensagem ao Partido como um movimento amplo de disputa do PT e a presença prioritária da DS nessa construção, garantindo sua contribuição sem buscar o hegemonismo, mas sim, a produção de sínteses e o fortalecimento desse movimento.

Foi lançado na conferência, também, o Caderno DS 30 anos, com texto de Juarez Guimarães e prefaciado por Raul Pont, Nalu Faria e Tatau Godinho. Clique aqui [Link Indisponível] para ver o PDF do Caderno.

Por fim, o último dia foi dedicado à organização e à comunicação da DS. Em breve, a resolução final – A crise internacional e a luta pela construção do socialismo – será publicada aqui no sítio, bem como as demais resoluções e a nominata da nova coordenação nacional.

Veja também

Carta ao povo brasileiro

Em texto enviado neste domingo (13) movimento reafirma convicção na inocência de Lula defende seu direito de concorrer às eleições presidenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook