A Democracia Socialista iniciou, no último 17 de junho, o terceiro bloco da Formação Política Nacional. Nesta etapa, será debatido artigo Os paradoxos da sociedade do medo, de Francisco Louçã, e o livro Capitalismo, classe trabalhadora e luta política no início do século XXI de Marcio Pochmann e Reginaldo Moraes. Os encontros são transmitidos pelo zoom e pelo canal da corrente no youtube.
Em Os paradoxos da sociedade do medo, Francisco Louçã traz uma reflexão, a partir do momento da pandemia, sobre a construção do medo como forma de controle social e como o neoliberalismo apropria-se dessa narrativa.
Capitalismo, classe trabalhadora e luta política no início do século XXI, publicado em 2017, pela Fundação Perseu Abramo, retrata a nova configuração da classe trabalhadora e o impacto de suas transformações na vida política, luta social e confronto de classes a partir da crise de 2008.
O primeiro encontro acontece no dia 17 de junho às 15 horas. Nesta ocasião, a deputada federal Margarida Salomão e a socióloga Tica Moreno debaterão o artigo de Louçã. Os demais encontros acontecerão às quartas-feiras, a partir do dia 24/06, das 15 às 17 horas. Quem se inscreveu para as etapas anteriores, deve se inscrever novamente.
Durante os encontros, o texto é apresentado por um facilitador/a na abertura da atividade, seguido de debate entre os participantes. O coordenador geral acompanha todas as sessões, para garantir a continuidade do conteúdo entre as exposições e responder outras questões que eventualmente possam surgir.
CALENDÁRIO
BLOCO 3 – Capitalismo, classe trabalhadora e luta política
Coordenação geral: Marilane Teixeira
17/06 – 15 horas
Os paradoxos da sociedade do medo (Francisco Louçã)
Debatedoras: Margarida Salomão e Tica Moreno
24/06 – 15 horas
Tensões no centro dinâmico capitalista e a classe trabalhadora de serviços (cap 1)
Debatedor: Márcio Pochmann
01/07 – 15 horas
Desconstrução do mundo do trabalho
Debatedora: Marilane Teixeira
Leitura do dia: BOLTANSKI, L. CHIAPELLO, E. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: ed. WMF Martins Fontes, 2009. Capítulo 4: (p.239 a 284)
08/07 – 15 horas
Transformações na estrutura socioeconômica e nos alinhamentos políticos. Experiências nos Estados Unidos, Inglaterra e França (cap 2)
Debatedores: Edson Garcia
15/07 – 15 horas
Reflexões sobre a classe trabalhadora na América Latina
Leitura do dia: Florestan Fernandes no livro Capitalismo Dependente e Classes Sociais na América (capítulo 01 – Padrões de dominação externa na América Latina – p. 11 a 31) e Relatório da CEPAL (Relatório Executivo: Panorama social da América Latina).
Debatedores: William Nozaki entrevistado por Rafael Freire e Ana Carolina Dartora.
22/07 – 15 horas
Contextos político e econômico da ascensão da classe trabalhadora de serviços no Brasil (cap 3)
Debatedores: Iana Aguiar e Milton Rezende
29/07 – 15 horas
Sociedade do trabalho no Brasil. Persistência das desigualdade
Debatedora: Marilane Teixeira
Leitura do dia: capítulo 6: “Persistência das desigualdades e frustração de expectativas” (p.285 a 324) e capítulo 8: “Concepções de justiça, percepção da desigualdade e legitimação da ordem desigual” (p.387 a 428) do livro Cardoso, Adalberto Moreira. A Construção da Sociedade do Trabalho no Brasil: uma investigação sobre a persistência secular das desigualdades. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. 463 páginas e A (des)organização do trabalho no Brasil urbano.
PARTICIPE
https://us04web.zoom.us/j/79248572552
ID da reunião: 792 4857 2552
http://www.youtube.com/c/DemocraciaSocialistaPT
Comente com o Facebook