Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Curso de Formação da Juventude da DS começa amanhã

Curso de Formação da Juventude da DS começa amanhã

202468Dando continuidade à agenda de realização de ativos deste ano, a Democracia Socialista realizará, entre os dias 4 e 8 de abril, o Ativo Nacional de Juventude e o Curso Nacional de Formação da Juventude da DS, em Fortaleza, no Ceará.

Os eventos terão transmissão ao vivo, pela internet. Os links para a transmissão estarão disponíveis no Portal da DS e nas redes sociais a partir de amanhã.

Curso Nacional de Formação

O Curso de Formação, que acontecerá entre os dias 4 e 6, terá dois painéis temáticos por dia e um momento para a leitura dos documentos na parte da noite.

No primeiro dia os painéis serão apresentados por Juarez Guimarães, que falará sobre “revolução democrática e a construção do socialismo” e Nalu Faria, com o tema “feminismo e socialismo”. O segundo dia será reservado para a discussão da “construção socialista do PT”, com Joaquim Soriano e o “socialismo e diversidade étnico-racial”, que será apresentado por Clédisson Junior. No último dia o companheiro Anderson Campos apresentará o painel sobre “juventude trabalho e educação” e, na parte da manhã, realizará um planejamento estratégico.

Ativo Nacional de Juventude

Já o Ativo de Juventude será realizado nos dias 7 e 8. Participarão do evento cerca de 70 jovens militantes da DS, de todas as regiões do país. O processo de formação do Ativo foi precedido pela realização de 12 ativos estaduais e regionais. Outros quatro ativos estaduais serão realizados após a etapa nacional.

O Ativo Nacional de Juventude da DS se inscreve num novo momento de mudanças do capitalismo mundial, de disputa de rumos do nosso governo nacional, de reaproximação do PT com os princípios do socialismo democrático, a partir das resoluções à esquerda tiradas no 4o Congresso do partido.

Para Joanna Paroli, secretária-adjunta da JPT e membro da Coordenação Nacional de Juventude da DS, a realização do Ativo tem como grande objetivo contribuir para a formação da nova geração de dirigentes da corrente:

“As resoluções do 4o Congresso do PT apontam para uma maior participação da juventude nas instâncias de direção do partido, por isso a corrente precisa estar pronta para dar uma resposta a essa demanda por novos dirigentes”, afirmou a companheira.

Outro desafio do ativo, segundo Joanna, é a diversificação do perfil da juventude da corrente, ainda muito focada no Movimento Estudantil:

“Precisamos nos concentrar na tarefa de formação política e na integração de novos militantes jovens à nossa corrente, fazendo um esforço ainda maior para dialogar com a juventude das periferias, que é majoritariamente a favor do nosso projeto de país”, disse.

Todas as atividades, inclusive o alojamento, serão no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (MST), localizado no bairro São João do Tauapé.

Clique aqui para ler o texto-base do Ativo Nacional de Juventude da DS.

 

Programação: 

Terça-feira, 3 de abril 

Noite: Chegada das delegações e alojamento

 

Quarta-feira, 4 de abril 

Manhã: Revolução democrática e a construção do socialismo, com Juarez Guimarães

Tarde: Feminismo e socialismo, com Nalu Faria

Noite: Leitura

 

Quinta-feira, 5 de abril

Manhã: Construção socialista do PT, com Joaquim Soriano

Tarde: Socialismo e diversidade étnico-racial, com Clédisson Jacaré

Noite: Leitura

 

Sexta-feira, 6 de abril 

Manhã: Tempo de juventude: trabalho e educação, com Anderson Campos

Tarde: Planejamento estratégico, com Anderson Campos

 

Sábado e Domingo, 7 e 8 de abril 

Ativo Nacional de Juventude

Veja também

Luizianne destaca papel da militância nas eleições internas do PT de Fortaleza

No domingo, 07, o Partido dos Trabalhadores de Fortaleza realizou seu processo de eleição de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook