Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / EDÉLCIO VIGNA, PRESENTE! | Democracia Socialista

EDÉLCIO VIGNA, PRESENTE! | Democracia Socialista

Recebemos hoje a triste notícia da morte do companheiro Edélcio Vigna. Nascido em Sorocaba (SP) em 20 de março de 1950, Edélcio era graduado em História (Unesp – Assis), Mestre em Ciência Política (IPOL/UnB) e Doutor em Ciências Sociais.

Edélcio foi assessor de gabinete da Câmara dos Deputados, da Comissão Parlamentar do MERCOSUL e do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC). Coordenou o GT de Agricultura Familiar da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (REBRIP), foi Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Diretor de Planejamento e Orçamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal (SEDEST).

Atualmente assessorava a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (UNICOPAS), onde teve uma atuação na luta pelo cooperativismo e pela economia solidária. Quem trabalhou com ele sempre fala: “Pessoa absolutamente competente e de uma delicadeza ímpar”.

De espírito socialista, Edélcio Vigna dedicou-se à construção e à aproximação entre os movimentos de esquerda. Era filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 2008 e militante da Democracia Socialista. Admirador de uma boa escrita e leitura tinha um blog onde escrevia e deixava sua impressão da vida. Destacamos um trecho de um texto do nosso querido companheiro Edélcio, que demonstra a sua sensibilidade, respeito e sede por um mundo melhor e mais justo.

O tempo, que tinge nossos cabelos de branco, nos ensina a escrever sem ódio ou mágoa. Tenho lido artigos inflamados de adjetivações e frases cansadas que se fazem parecer inteligentes. Respeito as diversas posições políticas. Creio que sem essa diversidade a história política não avançaria. Só me desagrada a grosseria, que ofende a língua portuguesa e a inteligência dos leitores

Aos familiares e aos amigos e amigas, nossos sentimentos e solidariedade.

Edélcio Presente!

Coordenação da Democracia Socialista do Distrito Federal

Brasília/DF, 1º de setembro de 2020

MST lamenta a morte de Edélcio Vigna

Lamentavelmente perdemos mais uma vida, consequência da ausência de politicas públicas, que ele tanto defendia.

O MST lamenta profundamente o falecimento do companheiro Edélcio Vigna, vítima da Covid-19. Edélcio era um cientista social, criterioso, dedicado, comprometido com as causas do povo brasileiro,  contribuiu sempre com os movimentos populares, do campo e da cidade.

Mas tinha uma paixão especial com a reforma agrária e com os bens da natureza que deveriam ser para o bem comum!    Participou do INESC.   Nos ajudava na assessoria legislativa  em atividades no parlamento.

Atualmente assessorava a Unicopas em temas do cooperativismo solidário e da produção de alimentos saudáveis. Suas análises sobre o Parlamento brasileiro, publicadas pelo Inesc ainda na década de 1990, são até hoje referência para os estudos sobre a formação de bancadas parlamentares, sobretudo a bancada ruralista.

Não há como mensurar a perda de um companheiro.

Manifestamos nossas condolências a seus familiares e amigos e amigas.

Lamentavelmente perdemos mais uma vida, consequência da  ausência de politicas publicas, que ele tanto defendia.


Edelcio Vigna, presente!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Veja também

A penúltima revolução da Europa

Na data dos 50 anos da Revolução dos Cravos fica a sugestão de leitura do …

Comente com o Facebook