Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Executiva: Vitória é resposta a setores conservadores

Executiva: Vitória é resposta a setores conservadores

A Comissão Executiva Nacional do PT se reuniu nesta terça-feira (31), em Brasília, para fazer uma análise dos resultados das eleições e dos próximos desafios com o período que se inicia com a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em resolução aprovada durante a reunião, a Executiva afirma a vitória do partido nessas eleições representa a confiança da população – especialmente das camadas populares – no futuro do país. Estavam presentes 19 dos 21 membros, além de seis dos nove observadores.

Os resultados das urnas, segundo o PT, é também uma resposta a setores conservadores da oposição, que prometeram “acabar com a raça do PT”, lembrando frase preconceituosa dita pelo presidente do PFL, Jorge Bornhausen.

De acordo com a resolução, os principais desafios do governo devem ser o de aprofundar o crescimento da economia, com a ampliação dos programas sociais, da criação de emprego e da distribuição de renda; e a aprovação de uma reforma política que garanta a continuidade da democratização do país.

O PT, a partir de agora, deverá mobilizar a sociedade  para levar adiante o projeto democrático e popular vencedor nas eleições.

Em entrevista coletiva à imprensa após o término da reunião, o presidente interino do PT, Marco Aurélio Garcia, afirmou que no primeiro mandato de Lula o PT não mobilizou suficientemente a sociedade para o programa de transformação do país que está em curso. “É preciso aprofundar esse diálogo”, disse.

Direção
A Comissão Executiva Nacional não alterou a composição da direção partidária. Marco Aurélio Garcia permanece interinamente na presidência do PT. Ricardo Berzoini, presente à reunião, continuará licenciado.

Uma eventual mudança na direção poderá ser discutida no próximo Congresso, que se realizará no ano que vem. Em novembro, o Diretório Nacional fará reunião mais aprofundada sobre a agenda do próximo período e definirá se o congresso partidário será antecipado para o primeiro semestre de 2007.

Fonte: Portal do PT

Veja também

Chegou a hora! | Flávio Aguiar

José Cardoso Pires e o 25 de abril “É a hora!” (Fernando Pessoa, em Mensagem). 1. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook