Notícias
Home / Temas / Brasil / FORA BOLSONARO! | Nota da Democracia Socialista

FORA BOLSONARO! | Nota da Democracia Socialista

FORA BOLSONARO é o grito impossível de calar! Basta deste irresponsável e genocida na presidência! Chega de desdém com a saúde pública! Chega de comportamento provocador e desumano frente às aflições do povo. O caráter anticiência, negador da razão, desse governo chegou a um novo limite e sua permanência significa a morte do povo. O Brasil precisa de um novo presidente eleito pelo povo e não pode aguentar mais três anos de destruição.

O governo é incapaz de enfrentar a pandemia do coronavírus e a parada súbita do país. Especializado em liquidar o SUS o governo não sabe como resgatá-lo. Volta-se contra os governantes que atuam para construir uma defesa sanitária minimamente necessária. Especializado em privatizar estatais, esmagar o mercado interno e destruir instrumentos macroeconômicos, o governo não sabe o que fazer quando a economia já frágil tem pela frente uma recessão já anunciada de um ano, sincronizada na mesma dimensão com o exterior.

Isso significa somar desemprego novo com o que já existia, pobreza nova e com a remanescente, quebradeira de empresas em grande escala. O governo toma iniciativas para piorar: autoriza desempregar em massa e é obrigado a voltar atrás, corta bolsa família do nordeste e a justiça bloqueia. O desgaste político novo soma-se ao antigo.

O governo da extrema direita é inimigo do povo. A convergência de crises e de mobilizações (antes setoriais) é o mais claro sinal de uma grande crise política nacional em formação, à diferença de problemas meramente conjunturais. A crise de governo se deslancha rápido e é preciso também rapidamente formar a alternativa democrática e popular.

Nosso papel é apressar a construção da alternativa democrática-popular em tempo de enfrentar a crise nacional. Defendemos a frente de esquerda para liderar o fim do governo bolsonaro, a mobilização por nova eleição para presidente e um programa para rumar o país para a democracia, a igualdade, a liberdade e o desenvolvimento. Defendemos a auto-organização popular, a mobilização política-social de base para a contestação ao neoliberalismo e ao governo da extrema direita. E para ter papel ativo, junto com os partidos de esquerda, na formulação de rumos da política.

A LUTA democrática pelo fim do governo Bolsonaro e pela convocação de novas eleições aposta na mudança da correlação de forças e conquista de um governo democrático popular. A sua palavra de ordem é “Fora Bolsonaro” e com toda legitimidade defende a convocação de novas eleições para presidente com o direito de Lula ser candidato.

É PRECISO um programa de mudança democrática radical para o país. Somente a esquerda pode liderar essa mudança que passa por um novo governo e por uma constituinte soberana, democrática e livre da pressão dos capitalistas. O PT e as demais forças das esquerdas brasileiras estão diante do desafio de construir a resposta histórica face à burguesia dependente e seu programa de regressão econômica e política”.

ESTAS AÇÕES se reúnem sob a única consígnia possível para o momento: FORA BOLSONARO é o catalisador da legítima indignação que se manifesta. As esquerdas brasileiras devem abraçar esta bandeira com vigor, unificando as lutas de resistência contra a ofensiva autoritária e ultraliberal em uma imensa campanha por uma política democrática para por fim ao governo Bolsonaro.

24 de março de 2020
Democracia Socialista – tendência do Partido dos Trabalhadores

Veja também

O que nos dizem as pesquisas sobre o desempenho do governo Lula?

Pesquisas recentes dos institutos Quaest, Atlas, e IPEC foram amplamente noticiadas pela mídia, abrindo margem …

Comente com o Facebook