Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Jacob Gorender – A esquerda revelada

Jacob Gorender – A esquerda revelada

786185Com informações da TV Câmara

Falaceu na última terça-feira (11), aos 90 anos, Jacob Gorender, um dos maiores expoentes do marxismo no Brasil. Gorender foi membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), integrou a Força Expedicionária Brasileira e foi um dos redatores da Declaração de Março de 1958, que mudou a orientação revolucionária do partidão no sentido de um caminho parlamentar e reformista. Depois do Golpe de 1964, ele fundou e dirigiu o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Foi preso, reinventou-se como intelectual e escreveu livros como “O escravismo colonial” e “Combate nas trevas”.

Foram muitas décadas de dedicação ao Partido Comunista Brasileiro, o velho PCB. E o idealismo teve um preço alto: clandestinidade, prisão, dissidências, tortura. A partir da própria vivência e de pesquisas realizadas depois que saiu da prisão, na década de 1970, Jacob Gorender faz um recorte na história da esquerda no Brasil.

A vida desse historiador judeu e marxista é a base do documentário “A esquerda revelada”, realizado pela TV Câmara, em 2009 e que reproduzimos abaixo. O depoimento lúcido e sincero de Gorender relembra a infância pobre na capital da Bahia, e o início da militância, aos 19 anos de idade. Formado na rígida disciplina do “Partidão”, o historiador enfrentou a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, a Segunda Guerra Mundial, as dissidências da esquerda, a prisão e tortura no regime militar de 64, e muitos anos de vida clandestina.

Assista o vídeo clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ON7mXWsyJLw

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook