Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Jornada de luta contra a homofobia em Cuba

Jornada de luta contra a homofobia em Cuba

Pelo terceiro ano consecutivo, foi comemorada em Cuba a Jornada Mundial de Luta Contra a Homofobia. No período de 11 a 17 de maio, o Centro Nacional de Educação Sexual (CENESEX), com colaboração de outras entidades cubanas, se somou à jornada mundial de luta contra a homofobia.

Em declaração à imprensa cubana, a diretora do CENESEX, Mariela Castro Espin, afirmou que o objetivo principal foi o de chamar à reflexão e ao diálogo para eliminação da discriminação em função de orientação sexual. Durante a semana foi lançada a campanha “A Homossexualidade Não é um Perigo, a Homofobia Sim”. Além disso, foram realizadas vários debates, oficians e concertos de rock e música cubana e saraus culturais.

No dia 23 de maio, cerca de 500 gays, lésbicas, travestis e transexuais participaram de uma passeata sob o conga e com bandeiras do movimento gay e de Cuba no centro de Havana.

O doutor Aberto Roque, colaborador próximo de Mariela Castro no CENESEX, destacou que a comunidade homossexual cubana aguarda que o parlamento altere o Código de Família para possibilitar o reconhecimento de casais de pessoas do mesmo sexo bem como seu direito a adoção.

A celebração do Dia Mundial Contra a Homofobia, tem como referência a data da decisão da Organização Mundial da Saúde de deixar de tratar a homosexualidade como enfermidade mental, 17 de maio de 1990.

Fonte: Centro Martin Luther King

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook