Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / José Eduardo Cardozo: “Vitória de Lemos será uma conquista para toda a região”

José Eduardo Cardozo: “Vitória de Lemos será uma conquista para toda a região”

394391Do site do Professor Lemos

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve em Cascavel na última quarta-feira (24) para prestar seu apoio à candidatura do Professor José Lemos, da coligação A Cascavel que queremos inclui você (PT/PMDB/PCdoB/PPL/PRB).  Para o ministro, a vitória de Lemos neste segundo turno será uma grande conquista não somente para Cascavel, mas para a toda região, e se mostrou confiante com a vitória do PT em Cascavel.

José Eduardo Cardozo destacou as propostas apresentadas por Lemos na área da segurança pública, em especial, a implantação do Programa ‘Território da Paz’. “Temos dados concretos que o Território é um programa eficaz nos municípios brasileiros onde já foram implantados, um exemplo, é a cidade de Canoas (RS), que é comanda por uma administração petista, que teve uma brutal redução da taxa de violência após a implantação do programa”, destacou.

Na opinião do ministro, o Professor Lemos apresenta propostas consistentes e viáveis para área de segurança pública, o que irá facilitar na captação de recursos oriundos do Governo Federal. “É importante frisar que quando um gestor tem um programa de segurança pública consistente, como é caso do Lemos, a possibilidade de obter recursos junto aos governos Federal e Estadual é maior”, disse José Eduardo, completando: “Mas quando o prefeito chega e diz que não tem nada a ver com isso, pois a responsabilidade da segurança pública é do Estado, obviamente ele terá menor capacidade de recursos e ações”.

Cardozo lamentou que o atual prefeito de Cascavel não tenha buscado os recursos disponíveis no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). “O Pronasci é uma iniciativa inédita no país no enfrentamento à criminalidade, vários municípios têm buscado esses recursos disponíveis, mas ainda há administrações que não tem aproveitado o programa”, ressaltou.

O Pronasci, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, tem como principais eixos a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o final deste ano.

Ofício OAB

Em sua passagem por Cascavel, o ministro José Eduardo Cardozo recebeu da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Subseção Cascavel, um ofício pedindo maior segurança durante o processo eleitoral do segundo turno no município, em virtude de atos recentes de violência cometidos por militantes da coligação adversária do Professor Lemos. “Tomamos conhecimento de algumas situações ocorridas recentemente, como disparos de arma de fogo contra veículos, ameaças e agressões entre cabos eleitorais. Isso é lamentável e iremos tomar as medidas necessárias, solicitando a intervenção da Polícia Federal nesta situação”, garantiu o ministro.

A solenidade desta quarta-feira com o ministro da Justiça ainda contou com as presenças dos deputados federais do PT André Vargas, Doutor Rosinha e Angelo Vanhoni, e o vice-presidente do PT do Paraná, Marcos Pescador.

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook