Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Jovens Petistas realizam plenária em apoio à candidatura de Paulo Teixeira

Jovens Petistas realizam plenária em apoio à candidatura de Paulo Teixeira

1024186
Encontro Nacional de Estudantes do PT

Por Bruna Rocha, no blog da Mensagem ao Partido

O candidato da Mensagem ao Partido à presidência do PT, Paulo Teixeira, realizou uma plenária com estudantes petistas no último domingo, em Belo Horizonte. O encontro aconteceu durante o ENEPT, realizado na capital mineira entre 13 e 15 de setembro.

O espaço contou com a participação de militantes de diversos movimentos sociais: UNE, UBES, CUT, MST, Enegrecer, Marcha Mundial das Mulheres, Marcha da Maconha, Pastoral da Juventude; e de correntes petistas que compõem a Mensagem ao Partido. Durante a plenária os foram debatidos temas como a conjuntura nacional, os novos desafios na agenda dos partidos de esquerda e dos movimentos sociais e a necessidade de mudanças no PT.

“Essa é a turma que está preparada e com vontade de fazer a boa disputa dentro de nosso partido, rompendo com a institucionalização nociva, reafirmando o socialismo e aprofundando o diálogo com os movimentos sociais. Assumimos aqui um grande compromisso na disputa de valores que se dará no PT, nos próximos meses”, afirmou Joanna Paroli, Secretária Adjunta da Juventude do PT.

Camilo Vanni, Secretário de Comunicação da Juventude do PT, lembrou a importante luta de Paulo Teixeira no Congresso Nacional, como autor do PL 4.471. Conhecido como o PL dos Autos de Resistência, dialoga com demandas concretas das juventudes brasileiras, como o combate ao extermínio da juventude negra, o debate sobre drogas e a desmilitarização das polícias.

Para o vice-presidente da UNE, Mitã Chalfun “esse PED é um momento ímpar na história do PT por conta da conjuntura de mobilizações de junho, que foi propiciada por nós mesmos, que estivemos nas ruas disputando sua agenda e rumos”. O dirigente da UNE defendeu que “é a Mensagem ao Partido que vai pautar, com a candidatura do Paulo, uma atualização programática à esquerda no PT”.

O deputado federal Reginaldo Lopes, presidente do PT de Minas Gerais e que compõe a chapa nacional da Mensagem ao Partido, ratificou que “nosso partido precisa retomar o debate sobre os valores da política, pois só assim poderá dialogar com a juventude que foi para as ruas em junho”.

Após ouvir as intervenções, cujas pautas principais estavam relacionadas ao futuro do PT e ao seu papel na construção de novos rumos para o país, Paulo Teixeira apresentou uma avaliação, dialogando com o seu projeto de direção:

“A juventude foi às ruas em diversos momentos da história brasileira. Resistiu à ditadura, lutou pela democratização, e agora, vai às ruas porque quer aprofundar as mudanças que estão sendo realizadas em nosso país”.

Com centralidade na perspectiva de uma renovação geracional, que viabilize e evidencie o protagonismo dos e das jovens na construção de uma nova sociedade, apontou algumas respostas:

“Esta nova conjuntura apresenta duas questões fundamentais: apressa a agenda da revolução democrática e questiona profundamente este modelo colocado de democracia. Precisamos fazer uma transformação geracional no nosso partido. Essa juventude quer voz!”.

Veja também

Luizianne destaca papel da militância nas eleições internas do PT de Fortaleza

No domingo, 07, o Partido dos Trabalhadores de Fortaleza realizou seu processo de eleição de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook