Home / Conteúdos / Notícias / Juventude da DS da Zona da Mata realiza seu primeiro ativo regional

Juventude da DS da Zona da Mata realiza seu primeiro ativo regional

173634Por Giliard Tenório *

Ampla participação, formação, acolhida de novos companheiros e companheiras e ânimo da militância renovado. Este é o saldo do 1° Ativo Regional da Juventude da Democracia Socialista, realizado por jovens da Zona da Mata mineira no último fim de semana, em Juiz de Fora, que contou com a participação de mais de 30 pessoas de toda a região.

A questão da juventude esteve presente em diversos momentos do encontro, em particular durante a abertura, na manhã de sábado. A mesa inicial do evento teve como tema “Juventude e Revolução Democrática” e contou com a presença da companheira Carla Bezerra, da Coordenação Nacional de Juventude da Democracia Socialista (JDS) e do coordenador nacional do projeto Ver-SUS, Rafael Chagas, que também já fez parte da Coordenação da JDS.

Para Carla, a construção da revolução democrática passa pela disputa de novos valores junto à juventude. Segundo ela, as jovens e os jovens brasileiros tem uma visão extremamente positiva quanto ao desenvolvimento do país. Contudo, permanece uma visão negativa da política.

De acordo com Rafael, a perspectiva da revolução democrática é um desafio para a organização da JDS:

“Trata-se de uma atualização programática, feita na prática pela renovação das estruturas, construindo um novo Estado, uma nova política, democrática. As pessoas, e também os jovens, reelaboram seu mundo em função de seu cotidiano. É tendo em vista isso que devemos pensar nossa ação”, afirmou.

A elaboração de um programa de políticas para juventude, tendo em vista as eleições deste ano, foi o tema do debate de domingo, que reuniu a secretária municipal da Juventude Petista de Juiz de Fora, Fabíola Paulino, além da pré-candidata à Prefeitura de Juiz de Fora, Margarida Salomão. Para a secretária, já há uma experiência positiva da JPT na realização de um programa de governo voltado para a juventude da cidade:

“Em 2008, protagonizamos a construção das propostas para a juventude. Em 2012, queremos fazer mais, envolvendo um maior número de jovens no processo e estando ativamente em toda a candidatura”, defendeu.

Já a companheira Margarida ressaltou que o protagonismo dos jovens petistas é essencial para o sucesso da campanha:

“Necessitamos de uma renovação dos quadros, das pessoas que pensam e trabalham por Juiz de Fora. Temos em nossa juventude excelentes lideranças, que têm muito a oferecer à cidade e, por isso, tem o direito e o dever de caminhar conosco”, conclamou.

O Ativo contou ainda com mesas sobre movimento estudantil e feminismo. Dentre as resoluções definidas pelos participantes, está a de ampliar a presença da JDS nas universidades privadas, bem como o de retomar o DCE da UFJF. A construção da Marcha Mundial das Mulheres também foi eleita uma das prioridades, particularmente por meio da retomada dos grupos de estudo feministas na Universidade.

* Giliard Tenório é jornalista e membro do Grupo de Trabalho da JDS Juiz de Fora. 

Veja também

Jornal Em Tempo digitalizado está disponível na base de dados do CSBH

Periódico, que circulou de forma impressa de 1977 até 2004, é uma preciosa ferramenta para quem quer conhecer a história da esquerda brasileira nas últimas quatro décadas. Projeto inovador e democrático, o jornal Em Tempo participou da formação de toda uma geração de combatentes socialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook