Home / Conteúdos / Artigos / O marxismo de Che e o socialismo no séc.XXI

O marxismo de Che e o socialismo no séc.XXI

O sociólogo e filósofo cubano Carlos Tablada, autor de El Pensamiento Económico de Ernesto Che Guevara, fala sobre o legado desse líder da Revolução Cubana, que, segundo ele,  deu-se “contra todo o saber e as verdades estabelecidas no Ocidente, na esquerda e na academia”. Afirma ainda que “as idéias de Che Guevara, principalmente seu modelo alternativo ao socialismo real, não estavam expostas ordenadamente”.

“Propus-me o desafio de recopilar, estudar e apresentar, em um livro, a essência de suas ideias econômicas, sociais, políticas, éticas e filosóficas”, acrescenta Tablada.

Confira aqui o artigo na íntegra, extraído de sua fala em conferência na Universidade de Pau, na França.

Veja também

O que é a Democracia Socialista? | Raul Pont

Ser da DS signifca lutarmos dentro do PT para que o Partido se mantenha como um partido classista, anticapitalista, com sua militância engajada em frentes de lutas e regido por sua democracia de base, com direito de tendência, representação proporcional das correntes, igualdade de gênero nas instâncias diretivas e cotas étnicas e geracionais. Um Partido que luta pelo socialismo democrático. Um Partido que aposta na emancipação da juventude, e na sua formação permanente, garantindo a transição geracional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook