Notícias
Home / Temas / Feminismo / P20: Carol Dartora ressalta conquistas e desafios das mulheres no Parlamento

P20: Carol Dartora ressalta conquistas e desafios das mulheres no Parlamento

Nesta segunda-feira (1º), a deputada federal Carol Dartora (PT-PR) destacou as conquistas e os desafios enfrentados pelas mulheres no Parlamento em entrevista à TV Câmara. Dartora celebrou sua participação na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, realizada em Maceió, que continua até terça-feira (2).

Foto: Divulgação

“É uma honra comemorarmos esse crescimento, ainda que não seja exatamente o que desejamos, mas hoje vemos uma maior representatividade de mulheres no Parlamento. Isso também traz a responsabilidade de pensarmos em como ampliar essa participação e definir os temas prioritários para transformar o quadro de tanta desigualdade de gênero que enfrentamos no mundo todo”, ressaltou Dartora.

A deputada também alertou que o Brasil não está em uma posição tão privilegiada em termos de quantidade de mulheres parlamentares. “Nós crescemos, mas ainda estamos com apenas 18% de mulheres no Legislativo, e o país ainda fica atrás de alguns países da América do Sul. Temos leis que estabelecem cotas femininas de 30% para as eleições, mas ainda não conseguimos alcançar essa meta”, explicou Carol Dartora.

Ela destacou a necessidade de consolidar a democracia com medidas que efetivem a participação das mulheres. “Tivemos alguns avanços, como as cotas de 30% nos partidos, mas sabemos que as mulheres ainda enfrentam mais barreiras para entrar na disputa. São barreiras simbólicas e objetivas: as mulheres são menos vistas como possíveis lideranças, suas candidaturas muitas vezes não são consideradas, não recebem o financiamento e o suporte necessários, e muitas vezes os partidos não cumprem a cota de 30%, ou cumprem com candidaturas laranja. Isso ainda é uma realidade”, lamentou Carol.

“O que percebemos e o que tem sido nossa demanda é que, se continuarmos nesse ritmo, promover a igualdade de gênero no Parlamento e na política vai demorar muito. Precisamos avançar na consciência social sobre a importância da participação das mulheres na política e estabelecer cotas proporcionais que reflitam a proporcionalidade da população brasileira no Parlamento. As mulheres são 52% das eleitoras brasileiras, então precisamos respeitar esse número”, finalizou a deputada.

Ao todo, cerca de 290 autoridades nacionais e internacionais participam do evento com temática “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. As deputadas e senadoras do P20 se dedicarão a debates e intercâmbios entre as lideranças brasileiras e estrangeiras sobre os temas prioritários do G20 neste ano, como mudança do clima e desenvolvimento sustentável, inclusão social e combate à fome e à pobreza, e reforma das instituições globais.

Via caroldartora.com.br

Veja também

PT aprova resolução para distribuição de recursos do FEFC

Critérios para a distribuição dos recursos do FEFC seguirão dispositivos da Lei nº 9.504/97 e …

Comente com o Facebook