Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / PT 35 anos: do Colégio Sion ao planalto

PT 35 anos: do Colégio Sion ao planalto

O texto que segue não é uma síntese histórica dos 35 anos do Partido dos Trabalhadores. Sua motivação está influenciada pela data de 10 de fevereiro de 2015, quando completamos mais um aniversário, mas, repito, não é uma história do PT Nacional e sim, uma reflexão pessoal, vivida, dessas três décadas e meia na construção de uma experiência partidária que produziu profundas mudanças na vida política do país.

Em outros momentos semelhantes fiz pronunciamentos na tribuna da Assembleia Legislativa, escrevi artigos homenageando a data e reproduzi números e dados sobre essa trajetória para que não perdêssemos a memória e mantivéssemos um fio condutor dessa verdadeira epopeia.

Foram referências importantes para esta reflexão de olhar pessoal  e regional, mas não há consideração maior do que esses 35 anos serem simultâneos ao início de um quarto mandato presidencial conquistado pelo PT e seus aliados. Em especial, do povo brasileiro, que, majoritariamente não filiado aos partidos que sustentaram a candidatura da presidenta Dilma, votou em um projeto com o qual se identifica e que defende seus interesses e reivindicações.

Tendo vivido, intensamente, esses 35 anos, dia a dia, na construção do partido, em suas direções municipais à direção nacional, em suas representações parlamentares e nas ricas experiências administrativas que impulsionamos, espero socializar com os leitores as lembranças, as vitórias, as derrotas e, agora, as esperanças e as angústias sobre os entraves e os rumos da democracia brasileira na encruzilhada em que nos encontramos.

Em tempo: Os anexos, uma síntese dos nossos Encontros e Congressos e as estatísticas de alguns indicadores, servem para auxiliar novas leituras, pesquisas e a sustentação dos argumentos desenvolvidos.

Acesse aqui a publicação.

Boa Leitura,
Raul Pont
Porfessor e deputado estadual
Janeiro de 2015

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook