Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Revista #DemocraciaSocialista12 disponível

Revista #DemocraciaSocialista12 disponível

NOVO ARTIGO:
Divulgamos a Resolução Política da 4ª Plenária Nacional da Democracia Socialista, realizada nos dias 1 e 2 de dezembro em São Paulo. O documento apresenta um balanço do primeiro ano do governo Lula e destaca as tarefas e desafios da esquerda para o próximo período. Confira!
__________

A revista DS segue com importantes contribuições. Marlei Fernandes, vice-presidenta da CNTE, recupera nossa contribuição à construção da CUT ao logo de seus 40 anos de existência. A economista Marilane Teixeira apresenta a atualidade da teoria econômica feminista frente ao neoliberalismo.

Em setembro, abrimos a décima segunda edição da Revista Democracia Socialista, com duas reflexões sobre a experiência chilena de transição ao socialismo entre 1970-73. Escrito por Juarez Guimarães, para o Jornal Em Tempo de 23 de março de 1989, A história de uma ilusão reflete, através da escrita preciosa e precisa do autor, debates em curso na Democracia Socialista sobre a questão do poder em um processo de conquista do governo central pelo PT. É importante lembrar que o PT, naquele momento, colocava em perspectiva a transição ao socialismo a partir da eleição presidencial de Lula. A esse respeito, sugerimos a leitura do artigo de Juarez Guimarães, A estratégia da pinça (disponível aqui), publicado na revista Teoria e Debate em novembro de 1990.

Franck Gaudichaud traz a emoção e os dilemas enfrentados no Chile de Allende, em análise publicada pela revista marxista Viento Sur. Ambos dialogam sobre o problema central da dualidade de poder que se desenvolveu nessa experiência original.

Em Rumo a um Marx livre, publicamos a apresentação de Juarez Guimarães ao livo O Renascimento de Marx: Principais Conceitos e Novas Interpretações. Editada por Marcello Musto, professor de Sociologia da Universidade de York, coedição entre Fundação Perseu Abramo e Editora Autonomia Literária, obra é considerada o guia mais abrangente e atualizado para compreender as ideias de Marx.

Para encerrar, divulgamos a resolução política da 4ª Plenária Nacional da Democracia Socialista, realizada nos dias 1 e 2 de dezembro em São Paulo. O documento apresenta um balanço do primeiro ano do governo Lula e destaca as tarefas e desafios da esquerda para o próximo período.

CONFIRA OS ARTIGOS:
A história de uma ilusão | Juarez Guimarães (leia aqui)
Uma experiência revolucionária: Chile 1970-1973 | Franck Gaudichaud (leia aqui)
A Democracia Socialista na construção dos 40 anos da CUT  | Marlei Fernandes (leia aqui)
A atualidade da Economia Feminista frente ao Neoliberalismo | Marilane Teixeira (leia aqui)
Rumo a um Marx livre | Juarez Guimarães (leia aqui)
Resolução Política da 4ª Plenária Nacional: Nalu Faria, presente! (leia aqui)

Veja também

O papel dos preconceitos | Luiz Marques

Ninguém escapa da vida corriqueira e das questões triviais que acompanham-nos desde o momento em …

Comente com o Facebook