Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Socialistas nos EUA: debate com Bhaskar Sunkara, da Jacobin, nesta quinta-feira (13)

Socialistas nos EUA: debate com Bhaskar Sunkara, da Jacobin, nesta quinta-feira (13)

A Democracia Socialista realiza nesta quinta-feira (13), às 11 horas, o debate Socialistas nos EUA | Diálogo com Bhaskar Sunkara. Prosseguindo as discussões da XIII Conferência Nacional, a atividade busca compreender quais os caminhos da esquerda estadunidense, os rumos do governo Biden e seu impacto no mundo.

O encontro contará com a intervenção do militante socialista Bhaskar Sunkara, fundador e editor da Revista Jacobin. Considerada um fenômeno editorial, com 60 mil assinantes, Jacobin é um periódico lançado nos Estado Unidos, em 2010. Impressa a cada trimestre, pretende ser uma voz da esquerda radical no mundo contribuindo para uma perspectiva socialista na política, economia e cultura. Seu portal na internet tem audiência média de 2 milhões de acessos por mês.

Sunkara publicou recentemente o Manifesto Socialista, em defesa da política radical numa era de extrema desigualdade pela editora Boitempo. O livro é um mergulho na história do socialismo desde suas origens com Marx e Engels, passando pelas experiências decisivas do século XX, para apresentar uma visão realista de como pode ser o futuro dessa tradição política hoje. Ele também é publisher da revista Catalyst: a journal of Theory & Stategy e da inglesa Tribune.

No Brasil, a Jacobin é publicada semestralmente e tem uma plataforma digital de agitação e propaganda. Organizada por militantes de esquerda, de diversas organizações, teve sua primeira edição publicada em 2019.

Realizado pelo zoom e transmitido no canal da corrente no YouTube, o debate contará com a tradução de Victor Marques, professor da UFABC e membro da Jacobin Brasil, e mediação de Luci Souza e Regina Brunet, secretária nacional adjunta da Juventude do PT e 1.ª Vice Presidenta da União Nacional dos Estudantes, respectivamente, ambas da coordenação nacional da DS.

ACOMPANHE AO VIVO: 

XIII CONFERÊNCIA NACIONAL DA DS
Convocada para os dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2021, via plataforma digital, a XIII Conferência Nacional da DS atualizará o programa e a estratégia política da corrente para o próximo período. O encontro tem como pauta central apresentar um balanço da luta de classes no Brasil, da construção partidária e da DS, apontando para um novo período histórico. Confira a convocatória aqui.

Veja também

O G20 e a regulação do trabalho de plataformas por aplicativos | Atahualpa Blanchet

A regulação desses trabalhos exige o reconhecimento de princípios como o da transparência algorítmica, explicabilidade …

Comente com o Facebook