Home / Conteúdos / Artigos / TEXTOS – 2ª etapa

TEXTOS – 2ª etapa

Texto 1 – O Lugar do Marxismo na História

E. Mandel

O primeiro texto que orientamos para estudo busca garantir um nivelamento sobre nossa leitura do marxismo, bem como a utilização dos seus conceitos.

Compre aqui (Xamã Editora – R$18,00 + frete) ou Download 4shared.com

Texto 2 – Introdução a Guerra Civil em França 1895

F. Engels

A obra A Guerra Civil em França, escrita por Marx, pode ser lida como leitura complementar. Porém, essa introdução de 1895 é dificilmente encontrada nas publicações impressas ou mesmo nas edições on line. Nestas, você encontrará apenas a Introdução à edição de 1891. O texto que estudaremos pode ser encontrado na página da DS na internet.

Clique aqui para acessar

Texto 3 – O Estado e a Revolução

V. Lênin

Nessa obra clássica, Lênin discute a ascensão do ploretariado à condição de classe hegemônica e as tarefas a serem executadas, no exercício do poder. Sugere uma forma de regime e uma forma de governo da classe trabalhadora.

Clique aqui para acessar (marxists.org)

Texto 4 – A Revolução Permanente

L. Trotski

Nesse livreto de 1929, Trotski sistematiza a teoria da Revolução Permanente. É um texto escrito durante seu exílio, após a ascensão de Stalin ao poder. (Formato PDF)

Clique aqui para acessar

Texto 5 – Mensagem da Direção Central à Liga dos Comunistas

K. Marx e F. Engels

Nesse comunicado, é tratado pela primeira vez o tema da postura do proletariado diante da luta democrática e também é abordada a questão da independência política de classe.

Clique aqui para acessar (marxists.org)

Veja também

Jornal Em Tempo digitalizado está disponível na base de dados do CSBH

Periódico, que circulou de forma impressa de 1977 até 2004, é uma preciosa ferramenta para quem quer conhecer a história da esquerda brasileira nas últimas quatro décadas. Projeto inovador e democrático, o jornal Em Tempo participou da formação de toda uma geração de combatentes socialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook