Home / Conteúdos / Artigos / TEXTOS – 2ª etapa

TEXTOS – 2ª etapa

Texto 1 – O Lugar do Marxismo na História

E. Mandel

O primeiro texto que orientamos para estudo busca garantir um nivelamento sobre nossa leitura do marxismo, bem como a utilização dos seus conceitos.

Compre aqui (Xamã Editora – R$18,00 + frete) ou Download 4shared.com

Texto 2 – Introdução a Guerra Civil em França 1895

F. Engels

A obra A Guerra Civil em França, escrita por Marx, pode ser lida como leitura complementar. Porém, essa introdução de 1895 é dificilmente encontrada nas publicações impressas ou mesmo nas edições on line. Nestas, você encontrará apenas a Introdução à edição de 1891. O texto que estudaremos pode ser encontrado na página da DS na internet.

Clique aqui para acessar

Texto 3 – O Estado e a Revolução

V. Lênin

Nessa obra clássica, Lênin discute a ascensão do ploretariado à condição de classe hegemônica e as tarefas a serem executadas, no exercício do poder. Sugere uma forma de regime e uma forma de governo da classe trabalhadora.

Clique aqui para acessar (marxists.org)

Texto 4 – A Revolução Permanente

L. Trotski

Nesse livreto de 1929, Trotski sistematiza a teoria da Revolução Permanente. É um texto escrito durante seu exílio, após a ascensão de Stalin ao poder. (Formato PDF)

Clique aqui para acessar

Texto 5 – Mensagem da Direção Central à Liga dos Comunistas

K. Marx e F. Engels

Nesse comunicado, é tratado pela primeira vez o tema da postura do proletariado diante da luta democrática e também é abordada a questão da independência política de classe.

Clique aqui para acessar (marxists.org)

Veja também

A antirreforma trabalhista: sem direitos e sem emprego | Miguel Rossetto

A nova reforma trabalhista é filha do golpe contra a democracia, a soberania nacional e os direitos do povo. Reduz o valor do trabalho e aumenta a exploração do trabalhador. Interrompe o ciclo virtuoso iniciado em 2003. Quer enfraquecer os sindicatos, acabar com direitos trabalhistas, dificultar o acesso à Justiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook